Quem sou eu
- WWW.ZAMPIER.COM
- Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Inaugurado Centro de Informática em Itaperuna
![]() |
| Divulgação |
Foi inaugurado ontem (28/12), nas dependências do 21º Grupamento de Bombeiros Militar, do município de Itaperuna, o Centro de Informática, uma parceria entre a corporação e a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação.
Serão oferecidos cursos básicos à comunidade, inicialmente para os moradores dos bairros Aeroporto, Boa Fortuna, Matadouro e Vale do Sol. Os cursos vão acontecer em três turnos e devem iniciar logo após o Carnaval.
Para Franciney França, secretário de Ação Social, essa parceria já está dando certo. “Nossa idéia é tirar os jovens da rua e proporcionar acesso à informática, internet, a um mundo de conhecimento. Aqui [Corpo de Bombeiros] estamos isentos de aluguel e taxas, o que facilitou a abertura do centro”.
O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, destacou a importância de a prefeitura buscar novas parcerias, a fim de beneficiar a comunidade. Paulada ainda falou sobre a imagem positiva que o Corpo de Bombeiros tem junto à população, facilitando a aproximação entre as partes, bem como, contribuindo com o sucesso da parceria.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Câmara de Itaperuna economiza mais de R$ 584 mil
A Câmara Municipal de Itaperuna economizou pouco mais de R$ 584 mil durante o exercício de 2011. Essa verba será encaminhada ao Poder Executivo. Há algumas semanas, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola, sugeriu que o Executivo utilizasse essa verba para renegociar a dívida que a Prefeitura de Itaperuna tem com o Hospital São José do Avaí, especificamente, com a maternidade daquela instituição.
Hoje (28/12), o vereador Alexandre falou sobre a economia. “A Câmara conseguiu cumprir com todas as suas obrigações e, ainda conseguiu economizar. É com grande satisfação que comunico isso à sociedade. Espero que outros políticos façam o mínimo de esforço para economizar o dinheiro público. Quanto à aplicação, a Câmara não pode destinar onde será aplicado o dinheiro. Torço para que a prefeitura aplique essa economia com sabedoria”, diz o vereador.
O vereador Sérgio Bastos Zampier, também falou sobre a economia: “Nós conseguimos fazer uma economia considerável, sem atrapalhar o dia-a-dia dos nossos trabalhos na Câmara. A sociedade apoia esse tipo de iniciativa e vamos fazer de tudo, na tentativa de economizar também em 2012”, reforça Zampier.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Botafogo anuncia contratação de Andrezinho
![]() |
| Divulgação | Reprodução da Internet |
Como já era esperado na última semana, o Botafogo anunciou, nesta segunda-feira, a contratação do meia Andrezinho. O jogador de 28 anos chega para ficar três anos no clube e será apresentado nesta terça-feira, às 11h, em General Severiano.
"A motivação é enorme, até pela confiança que o Botafogo depositou em mim e pela recepção que tive. No aeroporto, encontrei torcedores empolgados e confiantes, o que me dá mais vontade de jogar. Era um namoro antigo, felizmente agora se concretizou. É uma satisfação atuar em um clube de tantos ídolos. Estou bem animado e ansioso para defender o Botafogo", afirmou o meia ao site oficial do clube.
Este é o segundo reforço do Botafogo para a próxima temporada. O primeiro foi o zagueiro Brinner, do Paraná.
O Dia Online
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Polícias Civil, Rodoviária e Federal abrirão 4 mil vagas
Quem pretende prestar concurso para as polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal deve correr contra o tempo e intensificar a preparação. Das três seleções, duas já foram autorizadas e a outra está prestes a ser liberada. Ao todo, são quase 4 mil vagas. A previsão é que os editais saiam nos próximos dias.
Especialistas revelam que as matérias mais cobradas nos três certames são: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Língua Portuguesa e Informática. “De acordo com o cargo pretendido, podemos estender a abordagem geral para o Raciocínio Lógico”, acrescenta Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB.
Vale lembrar que é preciso estar atento também às disciplinas específicas. “A PRF, por exemplo, tem a Legislação de Trânsito”, explica Artur Damasceno, supervisor acadêmico do Curso Maxx.
Outro fator destacado por este especialista são as esferas de organização de concursos: “O certame da Polícia Civil é estadual. Já a PRF e a Federal são seleções federais. Com isso, o candidato deve observar a legislação que regula o funcionalismo público, cada qual atendendo seu âmbito”, orienta Damasceno.
A preparação física para os testes de aptidão, cobrado nos editais das três polícias, é outra parte que merece atenção e dedicação do candidato. “O ideal é que ocorra simultaneamente à preparação intelectual. Os treinos devem ser acompanhados por um profissional habilitado e tudo deve ocorrer de maneira gradativa, saudável, responsável e organizada”, recomenda Damasceno.
O Dia Online
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Vereadores formam comitiva para ir à Secretaria Municipal de Saúde
Objetivo é verificar o trabalho que vem sendo desenvolvido para combater o Aedes aegypti
O vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola, propôs à Câmara Municipal de Itaperuna, na reunião de quarta-feira (21/12), formar uma comitiva com o intuito de ir à Secretaria Municipal de Saúde, verificar como estão sendo realizadas as ações para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
![]() |
| Divulgação |
“No dia 29 de setembro de 2011, eu enviei ofício à Secretaria de Saúde solicitando que o carro fumacê passasse com maior frequência nas ruas de todo o município. Chegou ao meu conhecimento que os funcionários estão sem carro para trabalhar. Também fui informado que o produto usado para combater o mosquito, não seria o melhor. A gente fica preocupado com essa situação, pois toda Imprensa vem alertando sobre a possibilidade de ocorrer uma epidemia no Estado do Rio. Vamos conversar com o coordenador da Vigilância Ambiental e pedir explicações sobre a real situação”, garante Alexandre.
O vereador Sérgio Bastos Zampier acatou de imediato a sugestão e disse que a questão é preocupante e que o município de Itaperuna tem que se precaver de todas as formas possíveis. Zampier acredita que ainda seja possível intensificar as ações e que é de suma importância a participação de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue. O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, também demonstrou-se bastante preocupado com o problema e, garantiu que a Câmara está disposta a somar forças nesta guerra contra o Aedes aegypti.
Vereadores vão visitar a UPA
Também foi montada comitiva para visitar a UPA 24 horas – Unidade de Pronto Atendimento. O vereador Alexandre da Auto Escola disse que alguns funcionários da UPA estão preocupados, pois teriam dito que somente o 13º salário havia sido pago, no entanto, o mês de novembro ainda não. Os funcionários que disseram isso, pediram para não serem identificados por medo de perderem o emprego.
Alexandre convidou os vereadores presentes a visitarem a UPA nesta quinta-feira (22), a fim de verificar a real situação. “Precisamos dar uma resposta para a população e a esses funcionários. Quem trabalha, presta serviço, tem que receber. O dinheiro que a prefeitura recebe e repassa para UPA, tem que ser utilizado para pagar os funcionários em dia”, diz Alexandre.
Reunião extraordinária para votar o orçamento: acontece, nesta quinta-feira (22/12), reunião extraordinária da Câmara Municipal de Itaperuna, para votar o orçamento de 2012. A sessão será às 18 horas, no auditório da Câmara.
Computador nos domicílios disparou na última década
A presença de computador nos domicílios fluminenses disparou na última década. No censo 2000, só 15,2% das residências tinham micro. Em 2010, a proporção mais que triplicou: 48,6%. O acesso à Internet chega a quatro em cada dez lares. O Rio Já tem mais casas com computador do que com carro. Ano passado, 35,8% tinham automóvel; em 2000, 32,7%.
O Globo
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Vereador pede ajuda ao empresário Eike Batista
Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola, tem apontado a construção da Estrada do Contorno, na BR 356, como a solução para os problemas que o município vem sofrendo, no que diz respeito ao trânsito. De acordo com o vereador, a partir de o momento que o Superporto do Açu, em São João da Barra/RJ, começar a operar com força máxima, os problemas tendem a ficar insolúveis.
![]() |
| Divulgação |
Pensando em evitar o pior, o vereador resolveu escrever uma carta aberta ao empresário Eike Batista, com o intuito de sensibilizá-lo quanto à questão. Alexandre acredita que ter o empresário como porta voz do Noroeste Fluminense, junto ao Governo Federal, seja de suma importância para que o sonho de toda região, torne-se realidade. Confira a carta que o vereador escreve ao empresário Eike Batista.
Carta Aberta ao Empresário Eike Batista
Ao ilustríssimo empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX…
Antes de ir ao ‘x da questão’, gostaria de parabenizá-lo por mais um sucesso em sua carreira profissional. A trajetória do maior empreendedor do Brasil relatada no livro “O X da Questão”, certamente inspira novos empreendedores a apostarem em suas atividades, além de revelar que não existe toque de Midas e sim, muito trabalho acompanhando de altas doses de perseverança.
Não pretendo aqui relatar seus sucessos e insucessos (insucessos, ainda que poucos, comparado à atualidade), nem mesmo ficar tecendo elogios, ou ‘rasgando seda’ à sua pessoa, como diria minha avó. Também não é minha intenção elevá-lo à categoria de herói, ainda que saibamos que nós, brasileiros, temos essa necessidade e separamos lugar especial em nossas mentes e corações para aqueles que elevam o nome do Brasil ao ponto máximo.
O apresentador do Manhattan Connection, Ricardo Amorim, numa certa oportunidade te perguntou qual a importância de se tornar o homem mais rico do mundo. Suas primeiras palavras foram bastante claras e objetivas: “a importância é que eu posso fazer mais pelo Brasil”. É com essa afirmação, é por causa dessa convicção que resolvi escrever esta carta. Na verdade, um pedido, um apelo… De brasileiro para brasileiro.
O município de Itaperuna/RJ, no qual resido, está localizado a menos de 200 km de São João da Barra/RJ, onde está sendo construído o Superporto do Açu. Eu seria completamente redundante em dizer que o mega investimento trará inúmeros benefícios para o município são-joanense e região, para o Estado do Rio de Janeiro, bem como para o Brasil. Também iria incorrer na mesmice, caso apontasse algumas questões negativas que acompanham o tão almejado progresso. Mas, não é essa a minha intenção. Gostaria de te pedir apenas uma coisa…
Por favor, interceda pelo município de Itaperuna, junto ao Governo Federal, sobre a construção da Estrada do Contorno, na BR 356. A “Obra do Século”, para nós itaperunenses, seriam aproximadamente 13 km de estrada, que viabilizaria melhores condições no trânsito, principalmente retirando o tráfego de caminhões e carretas do Centro. Quando o Superporto do Açu começar a funcionar com força total, pode estar certo de uma coisa, o trânsito na cidade de Itaperuna vai parar! Além da BR 356, o município que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, recebe imenso volume de veículos que cruzam diariamente a BR 101. O nosso trânsito parado, certamente irá prejudicar as ações do Superporto do Açu. Pode acontecer de vocês pararem, por que nós estaremos parados e, paralisados, diante da impossibilidade de se trafegar pela BR 356.
Seriam aproximadamente 13 km, apenas isso, volto a repetir. O contorno se daria nas proximidades do Polo Central de Trabalho (antigo Mercado do Produtor), saindo nas proximidades do Cemitério Vale das Orquídeas. A BR 356 passa justamente no Centro de Itaperuna. Hoje, o nosso trânsito é deveras complicado. Daqui a poucos anos, caso a Estrada do Contorno não seja construída, será o caos… Total!!! Diga-se de passagem… É em função disso, que gostaria de tê-lo como aliado do município itaperunense, na verdade, como o PORTA VOZ de Itaperuna e Noroeste Fluminense, de maneira que seja providenciada a construção da tão sonhada Estrada do Contorno.
Espero que estas simples palavras cheguem ao seu conhecimento e possam sensibilizá-lo quanto ao problema que pode e deve ser evitado. E que a sua fortuna, as suas empresas, os seus empreendimentos, a sua visão e toda a sua experiência – de vida e empresarial – possam continuar sendo importante, para que você possa fazer sempre mais pelo Brasil.
Muito obrigado,
Do brasileiro Alexandre Pereira da Silva
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Alagoas terá projeto de eucalipto para biomassa energética
O secretário de Estado adjunto da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, afirmou que o governo vai garantir apoio para a implantação de unidades experimentais de eucalipto em três regiões de Alagoas. A iniciativa faz parte de um projeto do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Segundo a pesquisadora do centro, Samantha Olivier, o objetivo é ampliar as ações com eucalipto no Nordeste, de modo a proporcionar a diversificação produtiva. Ela está em Alagoas em busca de parcerias para a execução do Projeto Eucaliptos para o Nordeste e disse que três estados da região já possuem unidades experimentais: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
![]() |
| Reprodução da Internet |
“Em cada estado, nós implantamos áreas para experimentos e introduzimos diversas variedades. A partir daí, vamos observando quais se adaptam melhor às condições de clima, solo e chuvas”, explicou. De acordo com a pesquisadora, quando já se sabe quais são as variedades adaptadas, elas são indicadas para os produtores locais que tiverem interesse.
“O foco principal é a produção de biomassa energética para cerâmicas, fábricas de gesso e usinas de cana-de-açúcar”, destacou Samantha Olivier.
Segundo o secretário adjunto da Seagri, José Marinho Júnior, será firmado um acordo de cooperação com o Cetene. “Por determinação do governador Teotonio Vilela, estamos buscando alternativas para a geração de renda dos produtores, inclusive pequenos produtores do setor canavieiro, que têm dificuldade com o cultivo em regiões de declive. Já está provado que o eucalipto é uma alternativa viável para essas áreas”, destacou o secretário.
“Existe mercado consumidor para o eucalipto, tanto como biomassa quanto para estacas, papel e celulose, móveis e construção civil”, citou José Marinho Júnior.
Área
Segundo dados do Governo do Estado, Alagoas tem uma área correspondente a 260 mil hectares propensos ao cultivo de eucalipto, sendo que 120 mil estão imediatamente identificados e disponibilizados ao plantio.
“São áreas degradadas ou de custo operacional muito elevado para o cultivo da cana-de-açúcar pelas indústrias e por fornecedores, áreas de pastagens que estão em processo de degradação e perda de solo ou mesmo já degradadas, tornando a atividade inviável, mas que são úteis para o cultivo do eucalipto”, destacou o engenheiro agrônomo da Seagri, Vinícius Brito, que também participou da reunião com a pesquisadora do Cetene.
Ele lembrou que, com a identificação das variedades mais adaptadas a cada região, o agricultor familiar também poderá destinar uma parte de sua propriedade ao cultivo do eucalipto sem comprometer outras atividades, como a pecuária.
Aplicações
O eucalipto serve para produção de madeira e carvão, mas também tem uma série de aplicações, entre elas produção de papéis diversos; guardanapo; absorvente íntimo; papel higiênico; fraldas descartáveis; acetato (filmes); ésteres (tintas); cápsulas para medicamentos; componentes eletrônicos; óleos; produtos de higiene; produtos de limpeza; mel, própolis e geléia real; móveis; brinquedos; construção civil; postes e mourões.
As árvores do eucalipto também removem o gás carbônico da atmosfera, contribuindo para minimizar o efeito estufa, e protegem o solo contra os efeitos de erosões.
Agência Alagoas
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Ibope: aumenta aprovação de Dilma e do governo
Pesquisa do Instituto Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira, registra 72% na aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff, um ponto percentual acima do último levantamento, datado de setembro.
O desempenho do governo federal é avaliado como ótimo ou bom por 56% dos entrevistados, patamar cinco pontos percentuais acima da última pesquisa.
Segundo o levantamento, 9% consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo, contra 11% na pesquisa anterior.
A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado dos dias 2 e 5 de dezembro com 2011 pessoas em 142 municípios.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Zampier parabeniza o vereador Lalá
![]() |
| Divulgação |
O vereador Sérgio Bastos Zampier, na noite de 14 de dezembro, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, parabenizou o vereador Alaílton Pontes de Souza, o Lalá, pelo brilhante trabalho desempenhando junto à Secretaria Municipal de Transporte.
Zampier ainda mencionou o fato de as ruas da cidade, não possuírem placas com os respectivos nomes e, solicitou ao Poder Executivo que providencie a sinalização o mais rápido possível. Segundo o vereador, Itaperuna possui mais de 1.500 ruas.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Dilma Rousseff comemora seus 64 anos “quieta” com a família
Para comemorar o aniversário de 64 anos, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu passar longe de festas e ficar em Porto Alegre, onde moram a filha Paula Rousseff e o neto Gabriel, nesta quarta-feira, dia 14.
O lançamento da Rede Brasil Rural também justifica a visita ao Rio Grande do Sul. “Eu sou refratária à festa, prefiro ficar quieta. Outro dia, perguntaram para mim onde eu ia passar férias. Eu falei: ‘no meu quarto’”, disse Dilma a jornalistas. Quando questionada sobre o que gostaria de ganhar de presente, respondeu que um livro é o presente ideal.
Nesta quinta-feira, dia 15, a presidente tem uma extensa agenda de compromissos em Brasília. A expectativa é que ela receba o primeiro-ministro da França, François Fillon, e a diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. Deve participar também das cerimônias de entrega de um prêmio de inovação e da medalha de Ordem do Mérito da Defesa.
A agenda de Dilma para este final de ano inclui um compromisso internacional. Na próxima terça-feira, 20, ela participa da reunião do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. Antes de tirar 15 dias de férias, reúne-se no dia 21 com ministros e líderes da base aliada para uma confraternização de final de ano.
Agência Brasil
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
‘Cozinha Brasil’ estará em Itaperuna
![]() |
| Reprodução da Internet |
O Sistema FIRJAN realiza de 13 a 15 de dezembro um treinamento do programa Cozinha Brasil em Itaperuna. As aulas acontecem em duas turmas, uma de 9h às 12h e outra de 13h às 16h. O treinamento acontece na rua Buarque de Nazareth, em frente ao CE 10 de Maio e está sendo realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentação no Noroeste do Rio de Janeiro (SIANERJ) e com a Faculdade Redentor.
O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, havendo enfoque em profissionais que trabalhem na área de alimentação. Será deslocado ao município uma unidade móvel do Cozinha Brasil, juntamente com os técnicos do programa.
O Cozinha Brasil é um programa a nível nacional para estimular uma alimentação mais saudável. As pessoas que compareceram ao treinamento aprendem como aproveitar partes do alimento normalmente não aproveitadas, como talos, cascas e folhas, para produzir uma refeição mais saudável e também saborosa.
Assessoria de Imprensa
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Mudanças no governo do prefeito Paulada
Na noite de 1º de agosto, Sebastião José da Silva, o Bené, assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Itaperuna, substituindo o vereador Alaílton Pontes de Souza, o Lalá, que a convite do prefeito Fernando Fernandes (Paulada), passou a administrar a Secretaria Municipal de Transporte.
Em pouco tempo, Bené saiu da Câmara e assumiu a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, entrando em seu lugar Sandro Bastos “Boi”. Agora, Lalá voltou para a Câmara, substituindo “Boi”. Bené saiu da Secretaria e voltou à subprefeitura de Raposo. Quem assume a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública é o capitão BM Joelson Oliveira.
Jaílton Pontes de Oliveira assume a Secretaria Municipal de Transporte.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Em Itaperuna, projeto PAIS está a todo vapor
Implantado há pouco tempo em Itaperuna/RJ, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Integração Social e com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, está a todo vapor.
![]() |
| Reprodução da Internet |
O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.
Segundo Rogério Garcia de Almeida, técnico em agropecuária e consultor responsável, o projeto proporciona assistência técnica aos produtores, além de capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas. Ainda de acordo com ele, no dia 27 de agosto haverá uma Feira Agroecológica, no mesmo local onde acontece a tradicional feira de Itaperuna, uma excelente oportunidade para a comercialização dos produtos do PAIS.
Para o secretário Municipal de Agricultura Décio Zampiér, a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, é uma das metas do programa “Fartura no Campo”. Esse programa busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades.
A Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do “Fartura no Campo” é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Homenagem ao companheiro Brizola
![]() |
| Foto: arquivo pessoal |
Na foto, o vereador Sérgio Bastos Zampier com o companheiro Leonel de Moura Brizola, um dos mais destacados líderes nacionalistas do país. Eleito pelo povo para governar dois estados diferentes – Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – o mito, Brizola, continua fazendo escola na política brasileira.
sábado, 3 de dezembro de 2011
Dilma retorna ao Brasil para discutir situação de Lupi
Por Lisandra Paraguassu, enviada especial
Caracas - Uma debandada de presidentes esvaziou o segundo dia da primeira Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A presidente Dilma Rousseff deixou Caracas no meio da manhã de sábado. A previsão era desembarcar em Brasília às 16h30, para já começar a discutir a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
A presidente da Argentina também deixou a Venezuela ainda na madrugada. Depois de uma reunião que só terminou às 23h30 de sexta-feira, boa parte dos presidentes decidiu não participar do segundo dia do encontro.
A própria abertura da Cúpula - com show da Orquestra Sinfônica Juvenil Simón Bolívar - começou já com duas horas de atraso. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumpriu seu tradicional roteiro e falou por mais de uma hora, apesar de ter dito que seria breve. A plenária dos presidentes, prevista para terminar às 17h, começou às 19h. Sem jantar, os presidentes ouviram discursos de seus colegas por quase quatro horas. No meio do encontro, foi servida uma sopa.
Depois de mais um discurso de Chávez, Dilma foi a primeira a falar. Ressaltou a necessidade de integração para enfrentar a crise econômica e que juntos, os 33 países que compõe a CELAC serão mais fortes. "Mas eu falo num novo paradigma. Porque essas economias mais desenvolvidas da nossa região não podem nem absorver, nem subordinar, nem tampouco tutelar seus vizinhos, como nós estamos vendo acontecer em partes até então bastante civilizadas, ou assim ditas civilizadas, do mundo", afirmou a presidente.
"Temos de avançar no processo de fortalecimento de criação, mesmo, de um novo projeto de crescimento solidário, no qual a prosperidade de um produz também a prosperidade de todos. Isso significa não só buscar o aumento do comércio intra-regional de bens e serviços, mas também é necessário que nós busquemos uma maior integração produtiva".
Dilma também anunciou que a Universidade de Integração da América Latina - agora também do Caribe - (Unila) passará a receber alunos de toda a região e poderá ser um braço acadêmico da CELAC, não apenas para integração universitária como para pesquisas sobre a região. "Ela deverá especializar-se em cursos de graduação e pós-graduação relacionados à temática da integração da América Latina e do Caribe", afirmou. "No seu primeiro ano, a Unila recebeu alunos argentinos, brasileiros, paraguaios e uruguaios. A partir de agora, ela estende suas matrículas para todos os estudantes latino-americanos e caribenhos. Em cinco anos, queremos que a Unila tenha 10 mil alunos e 500 professores de toda a região".
O encontro terminou com uma foto oficial - inicialmente marcada para o final da manhã de sábado - tomada às 23h30. Mas deixou pendências que terão de ser definidas pelos chanceleres nos próximos meses. Por exemplo, como a CELAC tomará suas decisões. Por consenso, ou por maioria absoluta, como propôs o Equador.
Veja
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Aprovada urgência para votação do novo Código Florestal
Por 58 votos a favor e seis contrários, o Plenário aprovou, nesta quarta-feira (30), requerimento de urgência para votação do novo Código Florestal (PLC 30/2011). Com isso, o texto poderia ser votado em Plenário já na sexta-feira (2). Mas acordo de líderes determinou sua votação na próxima terça-feira (6).
O requerimento foi lido na hora do expediente desta quarta-feira. A leitura havia sido feita no dia anterior, mas o PSOL exigiu o cumprimento do Regimento Interno do Senado, uma vez que essa leitura fora feita durante a ordem do dia, diferentemente do que a norma determina.
A matéria foi votada simbolicamente, mas o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu que fosse feita a votação nominal. Para ele, a urgência é absurda e a tem como razão possibilitar a sanção do novo Código Florestal antes da Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro em 2012.
![]() |
| Reprodução da Internet |
Ao defender o requerimento, do qual é um dos autores, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) - afirmou que a matéria está pronta para ser votada. Lembrou que o Senado Federal começou a discuti-la antes que ela chegasse à Casa, tendo ouvido o Ministério do Meio Ambiente, a comunidade científica e organizações não governamentais.
- Construímos um ambiente de diálogo, de serenidade e de ponderação e, acima de tudo, construímos um Código Florestal equilibrado - afirmou.
Durante a votação, vários senadores se manifestaram. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) afirmou que o Brasil, ao contrário do que afirmou Randolfe Rodrigues, tem muito a mostrar na Conferência, como a redução do desmatamento, a redução da emissão de gás, e a preservação de 61% da cobertura vegetal nativa brasileira.
O senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que o novo Código Florestal significa a "libertação do setor produtivo brasileiro". Segundo ele, o Código "vai dar ao Brasil a possibilidade de ser o maior produtor do mundo e de dar o exemplo na área de conservação". O senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou que o Código é "um dos projetos mais importantes que o Congresso Nacional discutiu nos últimos anos" e que ele vai dar segurança jurídica ao campo.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou o "trabalho excepcional" dos relatores da proposta, senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC), elaborando um texto que "atende a toda a população". Já Luiz Henrique afirmou ser preciso restabelecer, no Plenário, o clima de cordialidade, de sensatez, de equilíbrio e, principalmente, "o clima de construção de uma lei definidora do futuro do país", que foram conquistados na discussão da proposta nas Comissões.
A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) afirmou que a população brasileira não pode "aceitar a oficialização dos crimes ambientais" ou o desmatamento em grande escala, que para ela estão presentes no texto de Luiz Henrique e Jorge Viana.
O senador Ivo Cassol (PP-RO), por sua vez, afirmou que o Código consegue o equilíbrio entre preservação e produção. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou que a nova legislação ambiental brasileira vai servir de "parâmetro para o resto do planeta". E o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a "vitória esmagadora" na votação do requerimento deve ser considerada, uma vez que o Congresso Nacional é a representação do povo brasileiro.
José Paulo Tupynambá / Agência Senado
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Área destinada à criação de Pólo Industrial
![]() |
| Vereador Sérgio Zampier ao lado do vice-presidente da Câmara Alexandre da Auto Escola |
Em 28 de novembro, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Sérgio Bastos Zampier, solicitou o envio de requerimento ao prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, a fim de que seja doada uma área para a criação de Pólo Industrial.
O vereador citou a instalação do Porto do Açu, em São João da Barra, e os minerodutos que cortam o município de Itaperuna, como possibilidade de atrair outros investimentos para a cidade e região.
“O município tem que ter sua contrapartida. É preciso atrair empresas e indústrias para a cidade. As terras na cidade são muito caras, de forma que município deveria criar uma área para a instalação de um Pólo Industrial e atrair investidores interessados em se estabelecer por aqui”.
Dilma promete criar oportunidades para pessoas com deficiência
A presidente Dilma Rousseff reforçou o compromisso do governo em apoiar e garantir oportunidades às pessoas com deficiência. A intenção é fazer com que eles desenvolvam "todo o potencial", destacou ela nesta segunda-feira durante o programa Café com a Presidenta.
![]() |
| Reprodução da Internet |
Dilma recebeu, na quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, os atletas e técnicos que participaram recentemente dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara (Parapan), no México. O Brasil foi o vencedor da competição: obteve 197 medalhas; 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze.
"Nossos atletas deram um show lá em Guadalajara", ressaltou a presidente durante o programa. Para Dilma Rousseff, os esportistas "escolheram ser vencedores" e "mostraram determinação para ultrapassar os limites e superar, portanto, os preconceitos".
A presidente ressaltou que dos 222 atletas que disputaram o Parapan, 162 fazem parte do programa Bolsa Atleta do governo federal, pago pelo Ministério do Esporte. "É isso que permite a eles treinar, participar de competições e obter vitórias como essa agora no México", disse. "Os resultados são extraordinários: 80% das medalhas obtidas lá no Parapan foram conquistadas pelos atletas que recebem a Bolsa Atleta", completou.
De acordo com o Censo 2010, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, sendo 17,7 milhões com deficiência considerada grave. Para atender essa população, o governo federal lançou há dez dias o programa Viver sem Limite, envolvendo 15 ministérios e orçamento de R$ 7,6 bilhões em três anos, para áreas de acessibilidade (R$ 4 bilhões), educação (R$ 1,8 bilhão), saúde (R$ 1,5 bilhão), além de inclusão social e mobilidade urbana (R$ 300 milhões).
Agência Brasil
sábado, 26 de novembro de 2011
Dilma diz que é possível investir em 'qualidade' nos recursos públicos
A presidenta Dilma Roussef disse nesta sexta-feira que é possível investir em “qualidade” na aplicação de recursos públicos. Em visita ao Rio, ela participou de manhã da inauguração das novas instalações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).
O novo Into, na Zona Portuária, vai triplicar o número de cirurgias, passando para 19 mil por ano. Já as consultas ambulatoriais devem passar de 102 mil para 305 mil. A presidenta também foi a Niterói, onde acompanhou a entrega do navio Celso Furtado, construído com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Sérgio Cabral, a presidenta conheceu as instalações do novo Into.
“Nós mostramos que é possível construir um hospital público de elevada qualidade. Queremos que isso sirva de referência não só na área de traumatologia e ortopedia, mas mostre que é possível uma gestão dos recursos de saúde capaz de garantir e assegurar essa palavrinha que se chama ‘qualidade’ do serviço público”, afirmou.
De acordo com Padilha, o número de leitos também aumentou: de 144 para 255 leitos de internação, e 48 de terapia intensiva e pós-operatório. Além disso, contará com um centro de reabilitação para 86 mil consultas por ano.
“Autorizamos a contratação de cerca de 100 médicos para o novo Into, sobretudo anestesistas e intensivistas para que possamos aproveitar ao máximo as novas áreas criadas”, disse Padilha.
Dilma também anunciou a doação do antigo terreno do Into, na Praça da Cruz Vermelha, ao Governo do estado, para implementação do Hospital Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. A inauguração está prevista para 2012.
A presidenta também assinou acordo que prevê investimentos de R$ 20 milhões no Instituto Vital Brazil, a fim de aumentar a produção de medicamentos e soro.
Investimento como saída para a crise
Dilma afirmou que o Brasil não deve temer a crise e fez um apelo para que a população continue produzindo e consumindo. Ela afirmou ainda que o governo não vai mais exportar empregos. “Nós queremos produzir todos os produtos que a Petrobras vai demandar. Até 2020, a Petrobras vai comprar 67 sondas. Cada sonda custa R$ 1 bilhão”. A embarcação fará transporte de combustível. Até 2015, o governo prevê a entrega de 49 navios.
Acompanhada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Dilma participou, em Niterói, da entrega do navio Celso Furtado. Ela disse que o ex-presidente Lula reativou a indústria naval, que estava abandonada. O navio foi o primeiro a ser construído por um estaleiro brasileiro para a Petrobras em 14 anos.
O Dia Online (André Zahar e Clarissa Mello)
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
‘Os minerodutos vem sangrando as nossas terras’, diz Zampier
Durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, em 23 de novembro, o vereador Sérgio Bastos Zampier voltou a cobrar uma postura do município em relação à cobrança de royalties das empresas que exploram os minerodutos que passam pela cidade. Ele disse que esse assunto não pode cair no esquecimento e que é preciso a mobilização de todos para pressionar os responsáveis pelas empresas.
“Os minerodutos vem sangrando a nossa terra e não podemos assistir a tudo isso de braços cruzados”, diz Zampier. A Ferrous e Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que cortam o município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro para o Porto do Açu, em São João da Barra/RJ.
![]() |
| Foto: divulgação |
Acordo para recomposição de APP pode facilitar votação do Código Florestal
Em entrevista concedida há pouco, os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmaram que as condições para a votação do projeto do novo Código Florestal "estão dadas". O texto pode ser votado daqui a pouco na Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA).
Os dois manifestaram confiança nos entendimentos mantidos com integrantes da comissão e disseram acreditar que o texto está bem próximo de um consenso.
- Acho que podemos chegar a um meio termo - declarou Luiz Henrique, que foi relator da matéria em três comissões do Senado: Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
![]() |
| Reprodução da Internet |
- Conversamos com diversos setores. As condições para o entendimento estão dadas - reiterou Jorge Viana.
Na reunião desta quarta-feira, Jorge Viana apresentará sua análise sobre as emendas apresentadas ao substitutivo. Ele adiantou acordo sobre a recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP), um dos pontos mais polêmicos do substitutivo. Ficou acordada a obrigação de recompor margens de rios em pelo menos 15 metros de mata ciliar para rios até 10 metros de largura, conforme já previsto no projeto da Câmara. No entanto, Jorge Viana modificará o texto para estabelecer que esta obrigação, para propriedades com até quatro módulos fiscais, não poderá exceder 20% da área da propriedade.
Ele adiantou ainda que modificará o projeto para permitir a consolidação de atividades agrossilvopastoris em encostas entre 25 e 45 graus. Também anunciou que incluiu norma para proteção de nascentes.
Agência Senado
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Governo apresenta novo valor para salário mínimo
O governo elevou o valor do salário mínimo para 2012 de R$ 619,21 para R$ 622,73. O novo número consta no ofício que o Ministério do Planejamento enviou ao Congresso nesta segunda-feira (21) com a atualização dos parâmetros econômicos utilizados na elaboração da proposta orçamentária do próximo ano (PLN 28/11). A diferença de R$ 3,52 deve-se à revisão do INPC deste ano, que reajusta o mínimo.
A proposta orçamentária foi elaborada com uma previsão de INPC de 5,7%. O número, somado à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, que foi de 7,5%, projetou um mínimo de R$ 619,21 no projeto original, equivalente a um aumento nominal de 13,6%. A atualização elevou a inflação para 6,65%. Com a mudança, o aumento nominal sobe para 14,26% frente ao valor atual, que é de R$ 545.
A projeção de aumento do INPC impacta os benefícios assistenciais e previdenciários com valores iguais ou superiores ao mínimo. Para os benefícios da Previdência, a previsão de reajuste subiu de 5,7% para 6,3%, portanto, abaixo do INPC de 2011. No geral, o governo estima que os gastos com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) no próximo ano vão subir de R$ 313,9 bilhões, número que consta no projeto original, para R$ 320,4 bilhões.
Agência Senado
domingo, 20 de novembro de 2011
Dilma diz que "pobreza no Brasil tem face negra e feminina"
No encerramento do Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, a presidente Dilma Rousseff afirmou que "a pobreza no Brasil tem face negra e feminina". A declaração, feita neste sábado em Salvador, destaca a necessidade de reforçar as políticas públicas de inclusão e as ações de saúde da mulher.
Em discurso, a presidente explicou por que as políticas de transferência de renda têm foco nas mulheres, e não nos homens: elas "são incapazes de receber os rendimentos e gastar no bar da esquina". Dilma realçou que, nos últimos anos, inverteu-se uma situação que perdurava no país, quando negros, índios e pobres corriam atrás do Estado em busca de assistência. Agora, o Estado é que vai em busca dessas populações, declarou.
Ao defender a necessidade de ações de combate à pobreza, a presidente citou o Programa Brasil sem Miséria, cujo objetivo é retirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema. No discurso, ela destacou ainda a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, no ano passado, além da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas.
Dilma apontou também o fato de a data do evento coincidir com a da morte do líder negro Zumbi dos Palmares e com o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no domingo. Além disso, no período ainda se comemorou os 123 anos do fim institucional da escravidão no Brasil.
Nestes 123 anos, disse Dilma, "sofremos as consequências dramáticas da escravidão" e foi preciso combater uma delas, a sistemática desvalorização do trabalho escravo, que resultou na desvalorização de qualquer tipo de trabalho no País. A característica mais marcante da herança da escravidão foi a invisibilidade dos mais pobres, enfrentada nos últimos anos a partir da certeza de que o crescimento do país só seria possível com distribuição de renda e inclusão social, acrescentou.
No entanto, para a presidente existe uma "boa herança" da escravidão, que é o fato de milhões e milhões de negros terem construído ao longo dos anos a nacionalidade brasileira, junto com as populações indígenas, europeias e asiáticas. Segundo Dilma, essa "biodiversidade" cultural é uma das maiores riquezas do Brasil, e uma grande contribuição para o mundo, especialmente quando ressurgem em vários países preconceitos contra imigrantes.
Ela ressaltou que, embora o País tenha a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria, a discriminação persiste: os afrodescendentes são os que mais sofrem com a pobreza e o desemprego. No discurso, além de lembrar o papel central do Continente Africano na política externa brasileira, Dilma enfatizou o fato de a América do Sul ser um dos continentes que mais crescem, apesar da crise financeira que começou em 2008. De acordo com a presidente, a adoção de políticas desenvolvimento do mercado interno pelos países sul-americanos tem sido uma barreira contra os efeitos da crise.
Terra
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Relatório do Código Florestal será lido na CMA
Prevista inicialmente para esta quinta-feira (17), a leitura do relatório de Jorge Viana (PT-AC) sobre o novo Código Florestal , na Comissão de Meio Ambiente (CMA), foi transferida para a próxima segunda-feira (21), com a votação do texto confirmada para quarta-feira (23).
![]() |
| Reprodução da Internet |
O adiamento foi motivado pela falta de tempo para exame das 62 emendas apresentadas ao projeto e pela dificuldade de entendimento sobre os aspectos polêmicos do texto, deixados para análise na CMA, última comissão antes do Plenário.
- A Comissão de Meio Ambiente recebeu esse material [o substitutivo do PLC 30/2011] só na sexta-feira. Tivemos um feriado no início desta semana e ficou mais difícil para o relator conversar com os diversos senadores sobre as mudanças que estão sendo feitas por entendimento - explicou Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA.
No mesmo sentido, Jorge Viana argumentou que a reforma do Código Florestal "não é um tema fácil" e deve ser "uma decisão do país". Ao pedir o adiamento da leitura do relatório, ele disse querer evitar a apresentação de um texto que contenha "surpresas" sobre aspectos polêmicos.
- Conter um ou outro ponto novo, tudo bem. Mas naqueles pontos que geraram polêmica, não pode ter surpresa, nem para quem pensa de um jeito e nem para quem pensa de outro. O tempo que precisamos agora é para aperfeiçoar o texto e para buscar o entendimento - reforçou o relator.
Questões Polêmicas
Entre as questões polêmicas, estão os critérios para recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Na opinião de Rollemberg, esse é o ponto mais complexo do código, "em função da diversidade de biomas e do processo histórico de ocupação [do território brasileiro]".
Como o projeto voltará à Câmara, mudanças nesse e em outros aspectos divergentes do texto estão sendo negociadas também com os deputados. E em decorrência da prerrogativa de veto da Presidência de República, Jorge Viana também tem mantido conversas com representantes do governo federal. Conforme relatou, o último encontro foi realizado na quarta-feira (16) com os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Dilma diz que enfrentará problema
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (14), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que irá enfrentar “a superlotação dos pronto-socorros e a falta de leitos nos hospitais brasileiros”. Ela comentou o lançamento dos programas SOS Emergências, de gestão hospitalar, e Melhor em Casa, que oferece atendimento em casa para pacientes que não precisam de internação.
“O SOS Emergências vai permitir que a população seja atendida com mais rapidez e qualidade nas urgências dos hospitais”, afirmou a presidente, que completou que o programa irá começar em 11 hospitais de referência, em nove capitais brasileiras. Segundo ela, o SOS Emergências será integrado a outras ações do programa Saúde Toda Hora, que prevê investimentos de R$ 18,8 bilhões até 2014.
De acordo com Dilma, o programa irá contar com a parceria com “os melhores hospitais do país”. “Para esse programa dar certo, precisamos melhorar a gestão dos hospitais e o treinamento das equipes”, afirmou.
Já o Melhor em Casa evitará “internações para as pessoas que podem receber tratamento em casa”, disse a presidente. “[A ideia é] oferecer a segurança e o cuidado do hospital no conforto do lar, onde o paciente terá o carinho da família e menor risco de infecções”, segundo Dilma, que destacou o papel que o projeto pode ter na vida dos idosos. Serão atendidos em suas casas doentes crônicos, pacientes que estão em recuperação de cirurgias e as pessoas em processo de reabilitação motora.
Dilma falou ainda que o Melhor em Casa terá investimento de R$ 1 bilhão até 2014. “Serão contratadas mil equipes de Atenção Domiciliar, e mais 400 equipes de apoio”, afirmou. A presidente divulgou os programas na última terça-feira (8), em um pronunciamento na cadeia nacional de TV e rádio.
Correio do Estado
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Dilma: programas de saúde vão reduzir superlotação em prontos-socorros
![]() |
| Foto: divulgação |
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que os programas SOS Emergência e Saúde em Casa terão como meta enfrentar dois dos principais problemas da saúde pública: a superlotação nos prontos-socorros e a falta de leitos nos hospitais.
“Estamos, com eles, dando mais um passo para melhorar a qualidade da saúde pública e aumentar a eficiência do atendimento no Sistema Único de Saúde”, disse durante entrevista no programa semanal Café com a Presidenta, ao abordar as iniciativas lançadas no último dia 8.
O Melhor em Casa tem o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do SUS. A finalidade é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país. O Ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão para custear esse atendimento.
“Decidimos oferecer o tratamento domiciliar para humanizar o serviço público de saúde. Vamos atender, em suas próprias casas, os doentes crônicos, os pacientes que estão em recuperação de cirurgias e as pessoas em processo de reabilitação motora”, explicou Dilma.
O SOS Emergência começa com a participação de 11 hospitais, e a finalidade é melhorar a gestão e qualificar o atendimento nos prontos-socorros. Até 2014, a ação deve chegar às 40 maiores unidades do país. Dilma informou que haverá parceria com hospitais privados de excelência para o treinamento das equipes e a otimização da gestão das unidades selecionadas para integrar o SOS Emergência.
A presidente destacou o desafio do SUS de garantir atendimento público gratuito. “É uma tarefa enorme, mas vamos enfrentar esse desafio porque os brasileiros e as brasileiras merecem uma saúde de qualidade”.
Jornal do Brasil
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Itaperuna tem novo presidente
Setenta conselheiros do Itaperuna Esporte Clube estiveram presentes na noite de ontem (10/11), na Câmara Municipal de Itaperuna, para escolha da nova diretoria para o biênio 2011/2013.
A Chapa Amarela, encabeçada por Eraldo César Medeiros Muniz obteve 43 votos, contra 19 votos da Chapa Vermelha de Rogério Silveira e 07 votos da Chapa Branca de Fausto Silva.
No inicio dos trabalhos cada candidato teve três minutos para expressar suas idéias e projetos, na tentativa de convencer algum conselheiro ao voto. A contagem teve inicio às 22h, sendo o primeiro voto para chapa amarela que se manteve a frente até o final. Dos setenta votos, apenas um foi anulado.
O novo presidente disse que ficou surpreso com a grande diferença de votos. “Eu gosto de futebol, já fui jogador, acho que Itaperuna carece de futebol. Aqui não tem praia, não tem muito o quê fazer em Itaperuna nos finais de semana. Sou favorável ao futebol. E vai voltar a funcionar, se Deus quiser. Agora, vai depender do apoio da população, do comércio e dos empresários. O Itaperuna Esporte Clube é nosso, é um patrimônio da sociedade”, disse o presidente eleito Eraldo Cesar Medeiros Muniz.
Rádio Itaperuna AM
Assinar:
Comentários (Atom)

















