Quem sou eu

Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.

domingo, 30 de outubro de 2011

Fogão vence o Cruzeiro com gol de El Loco

Foi tenso e dramático, emocionante até o fim. O mais importante foi que a vitória veio. Com gol de Loco Abreu, o Botafogo derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 neste sábado, no Stadium Rio, e chegou a 55 pontos no Campeonato Brasileiro, provando que brigará pelo título até o fim.

O Stadium Rio mais uma vez fez diferença. Com o apoio de 15 mil alvinegros, o time venceu pela 12ª no estádio, no qual também tem quatro empates e não perdeu. O próximo adversário é também em casa, o Figueirense, sábado.

Como já é costume em casa, o Botafogo tomou a iniciativa do jogo e dominou. Logo no primeiro lance, Elkeson foi ao fundo pela esquerda e cruzou para Herrera quase marcar. A zaga desviou para escanteio.

Com mais tempo de posse de bola, o time alvinegro insistia pela direita, com Alessandro e Herrera, faltava o passe final ou a conclusão. Nos cruzamentos, a defesa cruzeirense afastava a maioria.

Reprodução da Internet
A tensão da partida, na reta final da competição, fazia os dois times se estudarem, tentando não dar espaços. O Cruzeiro ameaçava apenas com cruzamentos na área ou chutes de longe de Montillo, sem sucesso.

Com a bola no chão, o Botafogo era melhor, mas não produzia tantas chances como está acostumado. Aos 20, Renato entrou na área driblando e bateu por cima. Pouco depois, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF) apareceu de forma negativa, ignorando faltas claras em Elkeson e Maicosuel na meia-lua.

Acionado até então apenas nos cruzamentos, Jefferson foi bem aos 30 ao sair nos pés de Anselmo Ramon para evitar a conclusão. Do outro lado, o Botafogo esteve bem mais perto do gol. Herrera teve duas chances claras, mas bateu uma por cima e na outra mandou na rede pelo lado de fora, ambas em passes de Elkeson. Já Maicosuel cobrou falta tirando tinta da trave, aos 41.

Antes do fim do primeiro tempo, um lance polêmico. Diego Renan deu um chutão para trás, a bola ia entrando e Fábio agarrou com as mãos quase em cima da linha. O árbitro ignorou o recuo, provocando protestos das arquibancadas. Para aumentar o erro, ainda expulsou o técnico Caio Júnior e até o médico Luiz Fernando Medeiros.

No segundo tempo, com a partida ainda mais tensa, o árbitro voltou a provocar protestos ao ignorar faltas a favor do Botafogo, não dar cartão em jogadas que o Cruzeiro matou o contra-ataque e ao aplicar apenas amarelo quando Farías atingiu Renato com o cotovelo.

Entretanto, o Botafogo sabia que teria de superar todas as adversidades. Já com Léo no lugar de Lucas Zen, machucado, e Caio na vaga de Herrera, o time teve o apoio da torcida e foi em busca do seu gol. E ele finalmente veio aos 9, quando Elkeson cruzou e Loco Abreu subiu bonito para abrir o placar. Gol do Fogão!
A vantagem esteve perto de ficar maior em dois chutes de fora da área. O de Elkeson passou rente à trave e o de Caio desviou e obrigou Fábio a se esticar para jogar para escanteio, aos 14.

Começou, então, uma pressão do Cruzeiro que trouxe dramaticidade à partida. O Botafogo estava bem postado defensivamente e pouco deixava o adversário criar, mas não encaixava o contra-ataque. Na melhor chance, Loco Abreu ganhou de dois zagueiros, driblou o goleiro e só não fez o gol porque a zaga evitou em cima da linha, aos 38. Já Caio entrou livre, na cara do gol, e bateu para fora. Não fez falta. A grande e importante vitória já estava garantida!


Site do Botafogo (Danilo Santos)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

I Torneio Leiteiro dos Amigos de Itaperuna

Foto: divulgação

O I Torneio Leiteiro dos Amigos de Itaperuna/RJ acontece de 27 a 30 de outubro, no Parque de Exposição da Cooperativa Agropecuária de Itaperuna (Capil). Na programação, os participantes terão acesso a inúmeras palestras – gratuitas – que certamente contribuem para uma melhor administração da propriedade e aumento de produção.

Segundo Décio Zampier, secretário Municipal de Agricultura, que citou a publicação do “Diagnóstico da cadeia produtiva de leite do Estado do Rio de Janeiro”, o município itaperunense é o maior produtor de leite do Estado. “Ainda abastecemos com grande quantidade de carne”, completa.

O secretário disse que um dos objetivos do torneio é difundir a metodologia do programa “Fartura no Campo”, levando conhecimento ao produtor rural. O “Fartura no Campo” busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades, disponibilizando técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho.

Controle Zootécnico de Produção: desenvolvido pelo secretário Décio Zampier, o Controle Zootécnico de Produção é uma metodologia que contribui significamente para a correção do intervalo entre partos. Baseado em um sistema de cores, o produtor consegue identificar e corrigir as falhas de sua produção. “Um dos problemas que enfrentamos é que a maioria dos produtores não anota suas atividades e em muitos casos, por não possuírem instrução escolar. Com o sistema que desenvolvi, ele vai realizar o controle apenas visualizando as cores”, explica Décio.

Décio Zampier desenvolveu o Controle Zootécnico de Produção
O secretário citou números da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que mostram um percentual muito baixo dos produtores que realizam o controle do rebanho, sendo que o intervalo entre partos costuma ser de 22 a 24 meses. Com o Controle Zootécnico de Produção, aliado ao manejo e alimentação diferenciados, o intervalo pode reduzir para até 12 meses. “Com isso teremos mais produção, mais leite e mais renda. Tudo isso será abordado no I Torneio Leiteiro dos Amigos de Itaperuna/RJ”, finaliza.

Programação de Palestras

27/10

15h às 16h: Qualidade do leite: como ter mais renda investindo na qualidade do leite
16h às 17: Crédito rural: financiamento de baixo custo para a atividade rural

28/10

15h às 16h: Reprodução de vacas leiteiras: como produzir vacas leiteiras com baixo custo na propriedade rural
16h às 17: Alimentação do rebanho leiteiro: como produzir alimentos de qualidade com baixo custo na propriedade

29/10

15h30min às 17h: Administração da propriedade: como fazer a propriedade rural ser mais eficiente, produtiva e rentável

FRASE DO DIA

"De todas as substituições feitas em meio a denúncias de corrupção, a presidente comete, neste caso, o maior dos equívocos, por manter a pasta sob comando de partido que a aparelhou de forma jamais vista. Dilma dá demonstração clara de que quer dar satisfação à opinião pública e não corrigir de fato os gravíssimos desvios".

Senador Aécio Neves (PSDB-MG), sobre a manutenção do ministério do Esporte sob controle do PC do B

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vereador exige estudo para viabilizar a cobrança de royalties de minerodutos

Foto: divulgação

Na reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, em 26 de outubro, mais uma vez o vereador Sérgio Bastos Zampier utilizou a tribuna para cobrar uma postura do município em relação a cobrança de royalties das empresas que exploram os minerodutos que passam pela cidade. Segundo o vereador, inúmeros representantes de outros municípios entraram em contato com ele a fim de “engrossar o coro” na luta pela cobrança dos royalties.

O vereador Zampier já solicitou ao Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Itaperuna, um estudo para averiguar as possibilidades de executar a cobrança. “O mineroduto vem sangrando a nossa terra, destruindo e não deixando nada para o nosso município. Precisamos reverter esse estrago em benefício das cidades por onde passam os minerodutos. Nós queremos os royalties dos minerodutos e não podemos abrir mão desses recursos”, afirma Zampier.

A Ferrous e Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que cortam o município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro para o Porto do Açu, em São João da Barra/RJ.

Presidente da Câmara completa mais um ano de vida

Após a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, em 26 de outubro, o vereador Sérgio Bastos Zampier parabenizou o presidente da Câmara Paulo César “Contador”, por completar mais um aniversário. 

Vereador Paulo César 'Contador', presidente da Câmara Municipal de Itaperuna

terça-feira, 25 de outubro de 2011

As piores razões

Dora Kramer, O Estado de S. Paulo

O ministro do Esporte foi mantido no cargo e, segundo reza a versão oficial, sua permanência depende da capacidade dele de estancar a enxurrada de denúncias sobre as atividades do ministério e substituir o noticiário negativo por uma agenda positiva, cujo primeiro item seria debater com o Congresso a Lei Geral da Copa.

Quer dizer, se o assunto corrupção sair de cena, tudo bem: fica o dito pelo não dito. O problema não é a notícia, mas o efeito que ela produz ou deixa de produzir.

Os convênios fantasmas, o descontrole na distribuição de recursos, o favorecimento a empresa da família, os assessores que ensinam o denunciante qualificado como "bandido" o caminho das pedras para se safar de punições por fraudes cometidas no próprio ministério, os repasses de verbas para beneficiar correligionários do PC do B, a assinatura de contratos com gente inidônea, nada disso é levado em conta.

Na ótica do governo, expressa pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a presidente Dilma Rousseff não pode "entrar na onda" nem embarcar no "clima de histeria".

Vai analisar as coisas com calma e esperar que surjam provas (um recibo de próprio punho?) contra o ministro para decidir se Orlando Silva é, ou não, uma pessoa ética, profissional, moral e tecnicamente capaz de conduzir o ministério que estará à frente da organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Essas são as razões oficiais. No paralelo, são outros e mais variados os motivos pelos quais Orlando Silva por ora fica.

Fica porque a presidente não quer atritos com a "base", reabrindo a temporada de demissões de ministros.

Fica porque Lula aconselhou o PC do B a vestir a "casca grossa" e deu aval como defensor junto a Dilma.

Fica porque não interessa ao governo ver explodir uma briga de "famiglias" entre PT e PC do B, por conta das digitais do governador petista Agnelo Queiroz (DF) - antecessor e ex-chefe de Orlando Silva - nas atividades suspeitas do Ministério do Esporte que fizeram o procurador-geral da República pedir ao Supremo Tribunal Federal uma investigação conjunta.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Produção de óleo de eucalipto em destaque

Reprodução da Internet

O óleo de eucalipto é utilizado na fabricação de diversos produtos. Em Presidente Prudente, a demanda pelo óleo essencial é alta, já que na cidade existem pelo menos 10 indústrias que utilizam a matéria-prima na fabricação de substâncias de limpeza.

"O produto é bem vendido em qualquer época do ano. A procura é grande, tanto faz para limpeza ou aromatizantes", comenta o gerente de um supermercado de Prudente, Vicente José Riquete.
Até chegar à fase de comercialização, o processo é longo. Tem início na extração do óleo direto das folhas de pés de eucalipto.

Na Escola Técnica de Prudente, a produção é ensinada a alunos do Curso Técnico em Floresta. Eles mesmos fazem a coleta das folhas nas árvores da espécie corimba, a mais utilizada.

Em um tambor começa a extração do óleo, num procedimento chamado arraste de vapor. Ao chegar em um vidro, é possível ver óleo e água separados, por conta da densidade diferente. Depois de um certo tempo pode ser feita uma drenagem e, finalmente, chega-se ao óleo essencial de eucalipto.

O rendimento é pequeno. O professor do curso técnico, Renato Ferreira, explica que para cada cinco quilos de folhas, por exemplo, são extraídos 50 gramas de óleo. Segundo ele, no Brasil são produzidas cerca de 1.000 toneladas do óleo por ano, quantidade insuficiente para atender à demanda do país.

O Brasil produz menos do que consome. Atualmente são produzidas 1.000 toneladas de óleo essenciais no país, empregando 10 mil trabalhadores nessa área e a produção é pequena, sendo necessário importar o produto", explica Ferreira.

Em uma fábrica de Prudente são utilizados cerca de 100 litros do óleo todo mês. "A gente faz basicamente o desinfetante de eucalipto normal e o desinfetante de eucalipto com sabão, que as pessoas usam para limpar e higienizar suas residências", relata a proprietária da indústria, Cássia Couri.

Fonte: midianews.com.br
  

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Caio Júnior e Loco Abreu destacam campanha

Reprodução da Internet

Perder o jogo para o Santos e a chance de assumir a liderança nesta quarta-feira não abalou o Botafogo. O grupo segue consciente de que faz boa campanha e tem totais condições de conquistar o título brasileiro. O técnico Caio Júnior destacou os méritos do adversário, mas lembrou que o foco já tem que estar na partida contra o Avaí, sábado, na Ressacada.

"Este jogo contra o Santos era um crédito, uma oportunidade de atingir a liderança. Mas o trabalho continua. Agora, temos outra chance, contra o Avaí. A liderança pode vir no sábado. É bem possível", diz Caio Júnior.
 
"São oitos jogos e, depois do Avaí, teremos uma sequência bem interessante dentro de casa, com Cruzeiro, Figueirense e  Vasco. Temos de acreditar. Os números mostram que somos muito fortes em casa, mas precisamos vencer fora também, ter consistência. Entre 65 e 68 pontos dá para ser campeão", calcula.

O elenco treinou na manhã desta quinta-feira no CT do Santos. No fim da tarde, já estará em Florianópolis, onde treinará sexta no CT do Figueirense para se preparar para o jogo. A confiança do grupo segue inabalada.

"Não dá para ficar de tristeza. Estamos em que lugar? Terceiro. Temos que aproveitar esse momento e desfrutar. Temos que corrigir o que a gente faz de errado e valorizar o que é feito de bom. Há anos que o clube não está na situação que está agora, com chance de Libertadores e título. Faltam oito jogos e estamos com mentalidade de campeão", afirma Loco Abreu.

Site do Botafogo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pesquisa não define eleição

Aí vão umas poucas linhas de quem já esteve à frente de dezenas de campanhas políticas municipais, estaduais e presidenciais no Brasil, e até fora daqui, sobre as análises apressadas dos resultados das últimas pesquisas sobre a sucessão nos municípios.

É sempre assim: faltando mais de um ano para a peleja, saem os primeiros relatórios dos grandes Institutos. Os resultados, é claro, refletem posições de certo privilégio dos nomes mais conhecidos. O eleitor, com pouco interesse pelo assunto, mas diante da abordagem firme — às vezes insistente — do entrevistador faz um download forçado, desatualizado, da sua memória e descarrega suas preferências momentâneas.

Levam a melhor os nomes mais conhecidos. O "trade" (partidos, políticos, jornalistas) apressadamente destila e contabiliza aqueles números, praticamente antecipando resultados eleitorais que na sua maioria estão longe de ser confirmados.

Quem é do ramo sabe. Além de ser popular, o candidato majoritário, salvo exceções cada vez mais raras, tem, antes de mais nada, de conseguir compor uma estratégia política inteligente e uma firme coleção de apoios político-partidários. As regras do nosso jogo indicam isso com clareza indiscutível.

Os partidos podem não ser tão importantes para trazer os primeiros votos, mas são a parte mais visível do frondoso jabuticabal que faz das nossas eleições únicas no mundo com essas características. São as coligações as donas do apito e do campo. Elas formam o capital inicial necessário para o candidato ter acesso à mídia — tempo assegurado pela legislação — e agregam um exército de candidatos proporcionais que fortalecerá as bases do candidato majoritário.

As coligações também são fundamentais para obtenção do chamado "saneamento básico”, ou seja, recursos, dinheiro, para que o projeto tenha competitividade. Posso assegurar que um candidato, hoje, com impressionante popularidade morre de inanição na calçada se não conseguir fazer esse deverzinho de casa básico: ser apoiado por partidos e políticos que lhe garantam músculos para um enfrentamento vigoroso.

Mas gostaria de descer um pouco na análise da atitude de voto, tão longe do dia "D", tão distante da discussão mais travada que acontecerá nos dias que antecedem a eleição. Costumo dizer que o eleitor, tal como o consumidor, quer o que conhece e o que não conhece também. O desejo de voto neste momento é, por assim dizer, volátil, um site "em construção", se quisermos ser mais digitais.

Aí entra o Marketing, erros e acertos da estratégia, que vão mudando a intenção de voto. Há ainda expressivos percentuais de novos eleitores, que chegaram aos 16 anos, tiraram seus títulos e estão aptos para o primeiro voto. Estes noviços ainda estão mais sujeitos à influência da maré. Estudos qualitativos são, neste momento, mais indicados.

Mesmo assim, faço reservas. Pesquisas não podem ser interpretadas linearmente. Nem tudo é "batatinha, quando nasce, se esparrama pelo chão". Não podemos esquecer o contexto, a conjuntura, “the big Picture”, como dizem os americanos.

Engana-se quem acha que pesquisas definem as eleições. Senão nada mudaria. Nem precisava de eleição: bastava publicar resultados de pesquisas e estava tudo resolvido. Muitos cientistas políticos afirmam ser a eleição municipal a mais desgarrada dos grandes projetos políticos federais e estaduais. Seria como escolher um síndico para seu prédio. Nem tanto nem tão pouco.

Penso, as "Municipais" são as que mais possibilitam o surgimento de novos nomes. A renovação política é fertilmente irrigada pela chegada de novos, às vezes "inéditos" prefeitos. Mas raramente eles chegarão sem o suporte dos grandes partidos.

É cedo para se acolher como vencedores os primeiros nomes que surgem dos relatórios dos grandes Institutos. Não é hora da canjica. Canjica é em junho, depois do carnaval, do verão. Em junho fecham-se prazos, definem-se coligações, e a parte mais emocionante do embate inicia-se, com a mídia explícita, legítima, oficial. Melhores ou piores, são essas as nossas regras. Certamente ajudando a consolidar nosso país como uma das democracias mais notáveis do planeta.

Fernando Barros é presidente da Propeg Brasil, agência de propaganda e de marketing político.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cobrança de Royalties de Minerodutos

Reprodução da Internet

O vereador Zampier levantou outra questão durante a reunião da Câmara de Vereadores de Itaperuna nesta segunda-feira (17/10). Ele disse que o município de deveria cobrar royalties das empresas que exploram o mineroduto que passa pela cidade.

“Quero deixar um alerta à Procuradoria. Nós temos dois minerodutos cortando o município, que somados devem ter aproximadamente 100 km. Temos que partir para dentro para arrecadarmos esses tributos para o município. Já passou da hora da procuradoria realizar um estudo jurídico a fim de realizar essa cobrança”, disse.

Segundo o vereador, em outros municípios que também são cortados por Minerodutos, existem a cobrança de royalties referente aos empreendimentos. A Ferrous e Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que cortam o município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro segue para o Porto do Açu, em São João da Barra.

FERROUS

O mineroduto da empresa Ferrous terá aproximadamente 400 quilômetros e ligará a Mina Viga, em Congonhas (MG), ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo. O empreendimento passará por 22 municípios – sendo 17 deles em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro (Itaperuna, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana) e dois no Espírito Santo – e terá a capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, a partir de 2013.

O mineroduto é considerado atualmente o meio de transporte mais seguro para o minério, tendo em vista o baixo impacto durante a fase de operação e o rigoroso controle operacional, realizado 24 horas por dia.

ANGLO AMERICAN

Além do mineroduto, o Sistema Minas-Rio da Anglo American é composto por mina e unidade de beneficiamento nos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas e 49% de participação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em parceria com a LLX. A Anglo American investe US$ 3,8 bilhões na implantação deste projeto.

Segundo a empresa, quando estiver em operação, prevista para o segundo semestre de 2012, o Sistema Minas-Rio criará 1300 empregos diretos e 3500 indiretos. A capacidade de produção será de 26,5 milhões de toneladas de finos de minério (pellet feed) destinadas ao mercado externo.

A empresa divulga que serão 26,5 milhões de m³ de polpa de minério serão escoados por ano, a uma velocidade média de 7 Km por hora. 45 mil tubos serão utilizados na construção do mineroduto, que passará por 32 municípios, sendo 25 mineiros e 7 fluminenses.

Ururau

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Município deveria cobrar royalties de minerodutos

Foto: divulgação

O vereador Sérgio Bastos Zampier, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, na noite de 17 de outubro, disse que o município de Itaperuna deveria cobrar royalties das empresas que exploram o mineroduto.

“Quero deixar um alerta à Procuradoria. Nós temos dois minerodutos cortando o município, que somados devem ter aproximadamente 100 km. Temos que partir para dentro para arrecadarmos esses tributos para o município. Já passou da hora de eles [Procuradoria] realizarem um estudo jurídico a fim de realizar essa cobrança. Eles gostam muito é de cobrar taxa de lixo e perder tempo com súmula vinculante”, diz.

Ainda segundo Zampier, em outros municípios existem a cobrança de royalties referente ao mineroduto. A Ferrous e Anglo American são as empresas responsáveis pelo mineroduto que cortam o município itaperunense.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Zampier quer distritos e subpostos marcando fichas

Zampier (E), quer distritos e subpostos marcando fichas para consulta médica

Na última reunião da Câmara Municipal de Itaperuna (17/10), o vereador Sérgio Bastos Zampier disse que os distritos e subpostos deveriam ter plenas condições de marcar fichas para consultas médicas.

“Estamos na era da internet. O município tem que disponibilizar um computador e um sistema para marcação de ficha nessas localidades. Os moradores dos distritos não podem mais ser sacrificados com o atual sistema. Acabou o tempo do carro de boi. Acho que o município é um dos mais atrasados em relação à tecnologia”, diz.

Ao final, o vereador ratificou seu posicionamento dizendo que a implantação de um sistema online é a alternativa para solucionar o problema de marcação das fichas. 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jefferson de volta, após grande atuação pela Seleção


Reprodução da Internet
O atraso no voo vindo do México para o Brasil tirou de Jefferson a possibilidade de atuar na vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Corinthians. Mesmo sem conseguir sequer ver a partida, o goleiro comemorou muito o resultado, que levou o Glorioso aos 49 pontos e à 3ª colocação no Campeonato Brasileiro. 

"A vitória foi muito boa para nos dar confiança, estamos mais vivos do que nunca na luta pelo título brasileiro. Vencemos um jogo de seis pontos. Mas temos que ter na cabeça que todos os jogos são fundamentais e pensar que teremos 10 finais pela frente", diz Jefferson, que voltou aos treinos no Botafogo na tarde desta quinta-feira.

Contente pela atuação do amigo Renan, o camisa 1 alvinegro tem como motivação também a grande partida que fez pela Seleção Brasileira. Na vitória por 2 a 1 sobre o México, ele pegou até pênalti. 

"Estou buscando fazer um bom trabalho, já tinha participado dos jogos contra a Argentina e, agora, esse contra o México, com a Seleção Brasileira completa. Estou feliz de começar a minha história, mas o objetivo maior é a Copa do Mundo de 2014", lembra o goleiro, que sempre representou bem o clube.

"Sempre vejo muitos botafoguenses e bandeiras do Botafogo nos jogos. Tenho que agradecer aos alvinegros e aos brasileiros em geral. Em todo lugar, recebemos apoio e força", conta.

Site do Botafogo (Danilo Santos)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Teixeirão, não foi...

Ao centro, o disputado Teixeirão, ao lado de Sérgio Zampier (D)

O empresário Odacir Teixeira, mais conhecido como Teixeirão, não se filiou em nenhum partido político, portanto, não vai concorrer a nenhum cargo eletivo nas próximas eleições.

Muito disputado pelos partidos, Teixeirão preferiu se dedicar às suas atividades empresariais e continuar assim, colaborando com o desenvolvimento municipal, como sempre fez.

Vale ressaltar que o passe de Teixeirão foi mais disputado do que o passe do jovem atacante do Santos, Neymar.


Sérgio Bastos Zampier

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Instalação de Departamento de Polícia em Retiro

Vereador Sérgio Bastos Zampier

O vereador Sérgio Bastos Zampier solicitou a instalação de um Departamento de Polícia no distrito de Retiro do Muriaé. Zampier citou um crime bárbaro ocorrido recentemente naquela localidade e, mais uma vez, usou a tribuna para pedir a instalação de um departamento no distrito.

Ao final da reunião, Zampier falou sobre importância de um Departamento de Polícia em Retiro do Muriaé:




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Troca de partidos agita Itaperuna

É grande o movimento em Itaperuna/RJ, no que diz respeito à troca de partidos. Na Câmara Municipal de Itaperuna, por exemplo, o vereador Carlos Alintor Bandoli Boechat (PSDB), mais conhecido como Cazalito, agora pertence ao recém criado PSD – Partido Social Democrático.
O vereador José Francisco Machado Moreira, o Moreira da Cedae, que pertencia ao PFL, também foi para o PSD.
Já o ex-vereador Bolivar Sanches, que pertencia ao PMDB, está agora no PSDB.
Reprodução da Internet

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Elkeson se motiva com confronto com o Bahia

Foto (Reprodução da Internet | AGIF / BFR)
Enfrentar o Bahia não é novidade para Elkeson. Revelado pelo Vitória, ele terá a oportunidade de atuar contra o antigo rival, sábado, em São Januário, atuando pelo Botafogo. O meia não esconde que considera a partida diferente.
"Sempre tem um gosto especial. Disputei vários clássicos pelo Vitória, então é uma motivação a mais. Em 2010, fiz um gol na final do Estadual e fomos campeões. Espero fazer um grande jogo e ajudar o Botafogo", afirma Elkeson.
Na preparação para o jogo, o Botafogo treinou nesta quinta-feira na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. O time contou com o retorno de Antônio Carlos, poupado quarta-feira devido a dores musculares.
Assim, a provável escalação para a partida contra o Bahia é: Renan, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Caio e Alex.
"Estamos jogando em casa, no Rio de Janeiro, então esperamos que a torcida compareça. Queremos que ela jogue com o time para conseguirmos a vitória. Nada melhor do que vencer com a torcida ao nosso lado para nos recuperarmos", destaca Elkeson.

Site do Botafogo (Danilo Santos)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Gabriel Garcia é o secretário da Receita de Itaperuna

Gabriel Garcia, novo secretário Municipal da Receita de Itaperuna 

Assumiu a Secretaria Municipal da Receita de Itaperuna, o jovem Gabriel Garcia, em cerimônia de posse ocorrida no dia 04 de outubro, nas dependências da própria Secretaria. Gabriel é professor e advogado formado pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, já atuou como subsecretário de Controle e analista de Licitação na Prefeitura de Nova Iguaçu.

Segundo Gabriel, o primeiro passo é tomar ciência sobre a situação atual, bem como, buscar alternativas para aumentar a arrecadação do município. Ele ainda pretende estudar a possibilidade de criar atrativos, no sentido de incentivar o contribuinte a quitar os débitos nas datas previstas.

O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, parabenizou o novo secretário e destacou o trabalho de José Luiz Frias Rabelo, que durante anos esteve à frente da Secretaria da Receita. Rabelo permanece como secretário de Gabinete, função que exercia em consonância com a Receita. “Eu só tenho a agradecer a oportunidade por ter feito parte da equipe da Secretaria da Receita por todos esses anos”, diz José Luiz, bastante emocionado.

O vereador Sérgio Zampier desejou sorte ao novo secretário
O secretário Municipal de Administração Elias Meiber disse que estava honrado em participar da solenidade. Elias também destacou o fato de o prefeito Paulada apostar na juventude e privilegiar a experiência. Ao final, ele ainda transmitiu palavras de ânimo ao prefeito. “Paulada, a população entende a dificuldade de ‘pegar o bonde andando’ como você fez. Continue firme com o seu trabalho. Eu estou honrado em participar desse governo”, finaliza.

Ainda participaram da solenidade os vereadores Sérgio Bastos Zampier, José Geraldo Esposti (Pardal), o secretário Municipal de Planejamento Tiago Armond, líderes políticos, autoridades civis e convidados.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vereador Zampier quer ciclovia em Itaperuna

Vereador Sérgio Bastos Zampier
Durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna na última segunda-feira (03/10), o vereador Sérgio Bastos Zampier solicitou à Prefeitura de Itaperuna a construção de uma ciclovia no município. 
De acordo com o vereador, não só a ciclovia, como uma campanha de educação e conscientização direcionada aos condutores de veículos motorizados, além do incentivo ao uso da bicicleta, contribuiriam significativamente com a melhoria do trânsito em Itaperuna.
“Seria uma maneira de conduzirmos melhor a nossa vida. O meio ambiente não receberia essa grande quantidade de poluentes e o cidadão iria aderir à prática saudável que é andar de bicicleta”, comenta Zampier.

sábado, 1 de outubro de 2011

Vídeos explicativos sobre o eucalipto

Veja alguns vídeos que selecionamos sobre o eucalipto.

Grande abraço e aproveite!!!





Eucalipto poderá ser a salvação da zona rural

Reprodução da Internet

Segundo Sérgio Bastos Zampier, engenheiro agrimensor e vereador, o eucalipto poderá ser a salvação da zona rural do município de Itaperuna e região. “O eucalipto poderá ser a solução para a nossa região, complementando a renda do agricultor e ocupando uma pequena parte de sua propriedade. Sabedores que somos, que é uma fonte de energia, madeira para indústria moveleira, construção civil, papel, celulose e outros, acreditamos que o eucalipto poderá ser a nossa salvação”, diz Zampier.

Estudo Básico de Viabilidade

Em 1 hectare (10.000m2) é possível plantar 2.500 mudas de eucalipto com espaçamento de 2 x 2 mts entre as linhas e entre as plantas, ou seja, em 1 alqueire paulista seriam 6.050 mudas.

O custo médio de implantação e manutenção da área é de : R$ 3.500,00/ha já incluído a muda, combate à formiga, adubação - considerando uma área de pastagem limpa.

Os dados médios de produtividade após 07anos é de 350 à 450 m3 de madeira por hectare variando conforme material genético, manejo-tratos culturais, tipo de solo-fertilidade, insolação e temperatura.

O preço mínimo hoje pago pela indústria (celulose) é de R$ 35,00/m3 na propriedade, ou seja, uma receita de R$ 12.250,00 à R$ 15.750,00/ha, ou seja, uma rentabilidade mínima de 1,5% ao mês, considerando apenas o primeiro corte. Mas observe que no primeiro corte paga-se todo o custo e já dá lucro, e ainda restam mais dois cortes.

Exemplo: Imaginemos 70ha

Vamos plantar 10 ha por ano durante 7 anos, ou seja, quando estivermos plantando o Sétimo hectare estaremos colhendo o primeiro hectare.

Investimento primeiro Ano = R$ 3.500,00 x 7 ha = R$ 24.500,00

Receita/Produção sétimo ano = 7 x 350m3 = 2.450 m3 x35,00/m3 = R$ 85.750,00

Ou seja, à partir do momento em que iniciarem os cortes teremos uma receita de R$ 85.750,00/ano durante 21 anos. Isso considerando que a madeira não subirá de preço - considerando o preço de hoje.

Sistema creditício-financeiro

Sob a expectativa de ocorrer um apagão florestal no Brasil, o governo disponibiliza linhas de créditos para implantação de florestas.

Há recursos hoje do BNDES para florestas com taxa de juros de 8,75% ao ano e prazo de carência de 8 anos, extensível à 12 anos.

E neste caso, como ficariam essas contas?

R$ 3.500,00 x 8 anos x 8.75% aa = R$ 6.847.,03 (sua dívida com o banco)

Receita no primeiro corte no Sétimo ano = + R$ 12.250,00

Lucro no primeiro corte - após pagamento da dívida = R$ + 5.402,97 e sobram mais dois cortes totalmente livre de dívida.

Ou seja, dessa forma você obteria lucro sem desembolso de capital imediato


Fonte: www.carlosabe.com