Quem sou eu

Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Febre Aftosa: ‘rebanho sadio, economia saudável’



O município de Itaperuna possui aproximadamente 2.000 propriedades de pecuária (corte e leite), em cerca de 1.100 Km². São mais de 100 mil cabeças de gado que precisam de toda atenção necessária, principalmente no que se refere à vacinação contra a febre aftosa.

Hoje, o município possui o status de “livre”, no entanto, os produtores não podem descuidar e precisam intensificar o combate à aftosa. O slogan “rebanho sadio, economia saudável” pretende despertar a atenção dos produtores, bem como fomentar informação sobre a questão.

O médico veterinário Antônio Luiz da Costa Oliveira, chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Itaperuna, lembra aos produtores a importância efetiva da vacinação, além do preenchimento correto da declaração do rebanho, no momento da compra da vacina e sua respectiva entrega junto ao núcleo.

A primeira etapa de vacinação acontece de 01 a 31 de maio e a segunda de 01 a 30 de novembro. Outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Defesa Agropecuária de Itaperuna, na Avenida Deputado Rubens Tinoco Ferraz, nº 21, Cidade Nova. Telefone (22) 3822 7795.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME


A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, através do Conselho Municipal de Educação, convida a todos para a 3ª Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), que será realizada no dia 26 de abril de 2012, às 18h, no auditório da Câmara Municipal.

Em cumprimento às determinações contidas no Plano Municipal de Educação, até 30 de abril de cada ano, deverá ser realizada audiência pública para avaliar os resultados obtidos referente ao ano anterior.

A fim de verificar os resultados alcançados e identificar os pontos de estrangulamento referente ao ano de 2011, foi respondido pelas escolas municipais um questionário que será apresentado durante a reunião.

3ª Audiência Pública de Avaliação do PME

Data: 26 de abril de 2012

Local: auditório da Câmara Municipal de Itaperuna

Horário: 18h

terça-feira, 24 de abril de 2012

Controle Zootécnico de Produção é destaque em Itaperuna


Divulgação

O Controle Zootécnico de Produção é uma metodologia que contribui significamente para a correção do intervalo entre partos em bovinos de leite. Desenvolvido pelo secretário Municipal de Agricultura Décio Zampier, o Controle Zootécnico de Produção é baseado em um sistema de cores, onde o produtor consegue identificar e corrigir as falhas em sua produção.

– Um dos problemas que enfrentamos é que a maioria dos produtores não anota suas atividades e em muitos casos, por não possuírem instrução escolar. Com o sistema que desenvolvemos, o produtor vai realizar o controle apenas visualizando as cores. Desse jeito, fica muito mais fácil - explica Décio.

Décio também falou sobre alguns números da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que mostram um percentual muito baixo dos produtores que realizam o controle do rebanho, sendo que o intervalo entre partos costuma ser de 22 a 24 meses. Com o Controle Zootécnico de Produção, aliado ao manejo e alimentação diferenciados, o intervalo pode reduzir para até 12 meses.

– Com isso vamos conseguir aumentar a produção. Teremos mais leite e mais renda para o pequeno produtor rural - reforça o secretário.

Fartura no Campo: o Controle Zootécnico de Produção faz parte do programa “Fartura no Campo”, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura desde o início de 2009. O programa busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades.

Divulgação
Para que isso aconteça, a Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.

DECOM – Itaperuna

sábado, 21 de abril de 2012

Anderson é o novo secretário de Educação de Itaperuna


Zampier, Anderson e Nel

No início desta semana, o jovem Anderson Luiz de Souza assumiu a Secretária Municipal de Educação de Itaperuna. Anderson exerceu a função de diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação por mais de um ano, desempenhando um excelente trabalho. Anderson Luiz de Souza é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública. Boa sorte ao jovem administrador nesta nova empreitada!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

‘Agroecologia Integrada e Sustentável’ é o tema da vez em Itaperuna


Modelo de fossa que será substituído  

O município de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, possui os assentamentos rurais – Reforma Agrária – mais produtivos do Estado (Floresta de Belém e Nova Esperança). Nesta sexta-feira (20/04), um dos assentamentos voltou a ganhar visibilidade. O assentamento Floresta de Belém, que possui aproximadamente 40 famílias, recebeu técnicos de diferentes instituições, que abordaram questões referentes ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). ‘Agroecologia Integrada e Sustentável’ é o tema da vez no município.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se práticas de compostagem, biofertilizante, caldas agroecológicas, cadastro de animais de abate pela Defesa Sanitária Estadual, além da construção de fossa séptica biodegradável, esta, despertou especial interesse da comunidade, que teve a oportunidade de aprender a construir uma fossa, bem como tirar as dúvidas existentes.

Preparação das bombonas 

De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Gonzaga (CEDRO/ATES/NOp-Itaperuna), a construção da fossa séptica biodegradável possui baixo custo, em torno de R$ 150, e resultados consideráveis no que tange à melhoria da saúde dos produtores. O processo de construção é simples, envolvendo bombonas e tubulações. “O custo da construção das fossas ficará por conta deles [produtores]. Nós vamos fazer o acompanhamento e dar toda assistência”, ressalta.

Já Rogério Garcia de Almeida, técnico em agropecuária e consultor do SEBRAE, destacou a força das parcerias, que não tem medido esforços para realizar os trabalhos necessários no assentamento. Rogério ainda mencionou os equipamentos e assistência técnica prestada pelos técnicos do SEBRAE e Secretaria Municipal de Agricultura. “Outra boa novidade para os moradores da localidade é que em poucos dias todos poderão usufruir da energia elétrica”, comemora.

Novo banheiro 
Décio Zampier, secretário Municipal de Agricultura, demonstrou-se satisfeito com mais esta conquista da comunidade do assentamento Floresta de Belém e reafirmou o compromisso da Secretaria em contribuir com os projetos que vem sendo implementados no assentamento. “Vamos continuar colaborando não só aqui, como em outros lugares. Temos feito tudo que está ao nosso alcance para beneficiar o homem do campo. O prefeito Paulada tem entendido a necessidade de apoiarmos os produtores e não tem medido esforços para que isso aconteça”, diz.

As atividades aconteceram durante todo o dia e contaram com representantes/parceiros da Prefeitura Municipal de Itaperuna (Secretaria Municipal de Agricultura), Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), SEBRAE e CEDRO/ATES.

A comunidade está envolvida em todas as etapas da construção da fossa
PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável): é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.



Decom – Itaperuna

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cobrança de royalties dos minerodutos em Itaperuna

Vereador solicita ao município que elabore projeto determinando cobrança de royalties

Em Itaperuna/RJ, durante a última sessão da Câmara, em 18 de abril, o vereador Sérgio Bastos Zampier (PSDB) utilizou a tribuna para cobrar uma postura do município em relação à cobrança de royalties das empresas que exploram os minerodutos que passam pela cidade.

Divulgação
De acordo com Zampier, “está faltando um pouco de interesse do Executivo para elaborar o projeto. É preciso que o Executivo tenha boa vontade e comece a se movimentar. Não é a primeira vez que debatemos esse assunto aqui”, reforça o vereador.

Zampier ainda lembrou que em outubro de 2011, fez uma solicitação à prefeitura a respeito do tema. “Os minerodutos vem sangrando a nossa terra, destruindo e não deixando nada para o nosso município. Precisamos reverter esse estrago em benefício das cidades por onde eles passam. Nós queremos os royalties dos minerodutos e não podemos abrir mão desses recursos”, disse Zampier naquela data.

O vereador não poupou críticas e falou que um dos homens mais rico do mundo (referindo-se ao empresário Eike Batista), está interessado apenas em passar as tubulações pelas terras do município. “Depois que os tubos estiveram instalados, eles levantam acampamento e não vai ficar nada para a cidade. Qual o benefício, os lucros que a sociedade terá com isso?”, questiona.

A Ferrous e a Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que passam pelo município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro para o Porto do Açu, em São João da Barra/RJ.

A Charge de Chico Caruso

Reprodução da Internet

terça-feira, 17 de abril de 2012

Empresas prestam atenção ao Facebook

Reprodução da Internet

Acessar na internet os perfis dos candidatos a uma vaga de emprego é prática corriqueira de recrutadores. Mas a notícia de que algumas empresas norte-americanas estão solicitando aos aspirantes a uma vaga de trabalho que revelem seus logins e senhas do Facebook levantou discussões sobre direito à privacidade e exposição de quem tem perfil em redes sociais.

De acordo com a advogada Patrícia Amaral, especialista na área trabalhista da Stifelman Advogados, não há no Brasil uma legislação que trate especificamente desse assunto. Entretanto, afirma, pedir a senha de acesso ao perfil da rede social de um candidato a emprego fere os princípios constitucionais que garantem o direito à privacidade.

— Em casos como estes, a Constituição e a legislação trabalhista servem como parâmetro — explica Patrícia.

A advogada acrescenta que, em uma entrevista de emprego não se admitem perguntas que possam ser interpretadas como discriminatórias ou que firam a individualidade. Especialistas consultados por Zero Hora afirmam que casos como os ocorridos nos Estados Unidos não foram registrados no Brasil.

Na avaliação de Cristiane Steigleder, diretora de Grupos de Estudo da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH-RS), esse tipo de situação pode ter relação com o cenário econômico dos EUA.

— Talvez pelo fato de eles estarem vivendo uma realidade de desemprego tão grande, muitos profissionais possam até se submeter a esse tipo de apelo. No Brasil, ao contrário, como estamos em um momento com sobra de oportunidades, as pessoas dificilmente se submeterão a isso — conclui Cristiane.

Para Lourdes Lovison, gerente executiva do Grupo Advis – que presta consultoria em gestão de pessoas –, um empregador com esse tipo de conduta está sendo antiético:

— Na minha opinião, equivale a pedir a senha do banco de uma pessoa. É inadmissível. Acho compreensível observar o perfil do candidatom, mas invadir a privacidade já ultrapassa a linha do aceitável.

De olho no perfil da rede

Independentemente da discussão sobre o acesso à senha dos candidatos, pesquisa divulgada recentemente pela empresa de monitoramento de mídias sociais Reppler aponta que 91% dos recrutadores nos EUA confirmam visitar o perfil dos profissionais que estão participando de um processo seletivo.

Por meio das páginas pessoais em redes sociais, o selecionador conhece um pouco mais sobre o indivíduo: sua forma de se relacionar com a sociedade, preferências pessoais e até mesmo informações sobre a sua carreira.

De acordo com Flávio Nascente dos Santos, diretor da agência de recrutamento AST Facilities, o Facebook é uma espécie de "amostra grátis" da personalidade da pessoa.

— Pelo perfil nas mídias sociais, pode-se perceber se a pessoa é tímida ou extrovertida, se é inteligente, carismática. Assim, pode-se ter uma ideia de como ela deve se comportar no ambiente de trabalho — analisa Santos.

O primeiro contato com o candidato segue sendo o currículo, explica Cristiane Steigleder. O Facebook, segundo a diretora da ABRH, tornou-se um recurso para saber um pouco mais da pessoa e confirmar informações.

— Recorre-se às mídias sociais para verificar se o que o candidato diz procede ou para esclarecer coisas que não ficaram muito bem claras na entrevista. Por exemplo, teve um caso em que a pessoa não soube explicar por que ela não conseguia ser pontual no emprego anterior. Aí você vê no Facebook que ela costuma ir à festas todas as noites da semana, então fica complicado mesmo cumprir o horário de trabalho no outro dia — diz Cristiane.

Quando as redes sociais começam a ocupar um espaço também na carreira, avalia Lourdes Lovison, é preciso prestar muita atenção a tudo o que o profissional divulga por meio delas.

A especialista alerta que fotos com partes do corpo muito expostas e de festas em que apareça muita bebida podem depor contra o candidato. Além disso, alerta, é fundamental ter cuidado também com os assuntos que levanta na rede e evitar discussões sobre assuntos polêmicos em público.

— Mas também de nada adianta ter um perfil irretocável no Facebook se descuidar das outras mídias, se escrever no Twitter barbaridades sobre a empresa que trabalha ou sobre o chefe — salienta Lourdes.

Ajustes eficientes

Quando Alan Lupatini, 24 anos, ingressou no Facebook, em 2008, a ideia era se relacionar com os amigos de faculdade e se divertir com os jogos de que a mídia social dispunha na época. Ao iniciar a vida profissional, entretanto, o publicitário percebeu que era o momento de prestar mais atenção ao seu perfil na rede.

— O Facebook não nasceu para ter esse cunho profissional, mas funciona bem para isso também. Com o tempo, os jogos passaram a um segundo plano e comecei a cuidar o conteúdo que postava, não colocar coisas informais em excesso e cuidar com o tipo de humor que utilizo. Há uma linha muito tênue entre o que é divertido e o que pode ser constrangedor — salienta Lupatini.

Como tornar seu perfil atraente:

— Mantenha o seu perfil sempre atualizado
— Mostre as suas competências: idiomas que domina, cursos concluídos, artigos publicados
— Compartilhe opiniões sobre assuntos de interesse profissional
— Tente não expor em demasia a sua vida pessoal, mas também não seja tão discreto ao ponto de parecer que você tem algo a esconder
— Fotos em família ou entre amigos são bem vistas
— Não é necessário usar linguagem formal na rede social, mas cuide para escrever sempre em português correto
— Se você gosta de ler, comente os livros que estão na sua cabeceira no momento
— Conte e divulgue fotos de viagens interessantes, de eventos culturais que valham compartilhar
— Siga e adicione negócios de interesse, de sua área de atuação
— Não se acanhe em divulgar suas vitórias, promoções, premiações, boas colocações em cursos
— Se o seu superior lhe convidou para ser amigo no Facebook, você tem a liberdade de aceitar ou não. Mas, no momento em que aceitar, redobre os cuidados com o seu perfil
— Não responda a provocações públicas e não trave discussões por meio das redes sociais
— Se você está buscando um emprego, as informações apresentadas na entrevista têm de ser coerentes com o seu perfil virtual O que não pega bem
— Não divulgue imagens comprometedoras: fotos em festas com copos de bebida alcoólica na mão, de biquíni na praia, sem camisa, com roupas decotadas ou em poses sensuais
— Jamais fale mal da empresa em que trabalha ou em que já trabalhou. Da mesma forma, nunca critique seu chefe ou clientes
— Não divulgue informações sobre sua empresa, a não ser que você tenha autonomia para isso ou tenha autorização
— Tome cuidado ao levantar assuntos polêmicos e ao expressar opiniões radicais
— Não use palavras de baixo calão
— De nada a adianta ter um perfil correto em uma rede social e descuidar-se em outra
— Pessoas que postam coisas demais acabam com fama de chato e ainda passam a impressão de não ter coisas mais importantes para fazer ou de que estão usando o horário de trabalho para fazer isso.

Zero Hora (Maria Amélia Vargas)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dilma encerra viagem aos EUA com visitas ao MIT e à Harvard

A presidente Dilma Rousseff encerra nesta terça-feira sua passagem pelos Estados Unidos com visitas ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e à Universidade de Harvard, na periferia de Boston, dois centros de excelência acadêmica e científica, que ela busca somar ao programa Ciências sem Fronteiras. Depois de se reunir na segunda-feira com o presidente Barack Obama em Washington, Dilma tem previsto uma carregada agenda de atividades nestas duas instituições que figuram entre as melhores do mundo.

O Ciência sem Fronteiras é um projeto educacional com forte investimento governamental e que prevê conceder 75 mil bolsas em quatro anos, com o objetivo de que o Brasil avance em tecnologia e inovação através do intercâmbio de pesquisadores, estudantes e professores entre instituições brasileira e do exterior.

O programa visa ao envio de brasileiros às universidades e centros de pesquisa científica mais importantes do mundo, para que regressem a seu país e apliquem os conhecimentos adquiridos, e, por outra parte, pretende atrair pesquisadores e estudantes para o Brasil. A primeira escala de Dilma será o MIT, situado em Cambridge, e que, em 2011, se vangloriava em ter 77 prêmios Nobel (entre diplomados e professores) e 52 ganhadores de medalhas nacionais de ciências, segundo seu site.

Dilma se reunirá com a reitora do MIT, Susan Hockfield, participará duma mesa redonda com a comunidade científica e acadêmica do instituto e assinará convênios, segundo a agenda divulgada pelo ministério das Relações Exteriores brasileiro. Depois de um encontro com o governador de Massachusetts, o democrata Deval Patrick, Dilma se dirigirá a Harvard, também localizada em Cambridge, parte do seleto grupo de oito universidade privadas americanas da Ivy League.

Harvard também é famosa pela quantidade de prêmios Nobel, líderes mundiais e intelectuais que se diplomaram em suas aulas, apesar de, segundo a lista das melhores universidades do mundo da revista Times, ter cedido em 2011 sua posição de líder ao Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

Dilma se reunirá com a presidente da Universidade, Drew Faust, com quem também assinará uma série de convênios, e dará uma palestra na Kennedy School of Government (HKS), especializada em administração pública. A HKS, uma das novas escolas de pós-graduação da universidade, tem um corpo estudantil muito internacional, com cerca de 50% de seus 2.860 alunos representando 140 países.

Na segunda-feira, o presidente Obama elogiou a relação de seu país com o Brasil e assegurou que a mesma poderá ir adiante, apesar de Dilma insistir em sua crítica à política monetária dos países avançados.

Terra

quinta-feira, 5 de abril de 2012

‘Voajante’ Valber, volta ‘voajando’ vida

Divulgação

Há muito, não me arrisco a aventurar pelos difíceis caminhos da poesia. Ainda penso ser mais fácil escrever um romance, dois romances, três... No entanto, ao apreciar o espetáculo “Voajante”, de Valber Meireles e Banda, no último dia do mês de março, no Teatro SESI em Itaperuna/RJ, lembrei-me o quão agradável é ‘respirar’ poesia e, tentarei deixar este texto com uma ‘pitada’ poética.

O multifacetado Valber Meireles, como fora denominado em outra oportunidade, canta “saudade” e me faz relembrar os meus tempos de meninos, embora ele cante as lembranças da infância dele. Mas, como pode?! São infâncias diferentes, diferentes são os lugares, as pessoas e o tempo... Penso, que essa mágica coincidência nos versos e na música do compositor, não tenha explicação. E é bom que não tenha, afinal, nada precisa ser explicado, o bom, é sentir tudo isso.

“Viver, Vivendo” foi um texto que escrevi quando garoto, uma homenagem ao mestre Chico Anysio, que recentemente nos deixou. “Voajando” com Valber Meireles, lembrei-me que outrora fazia versos, não com o primor do amigo multifacetado, mas com o mesmo brilho nos olhos que carrega o músico ‘voajante’.   

Valber “veleja veloz/vazando, vencendo vento/viajando, visitando, valsando/venerando vinho velho/vivendo...”*. Valber Meireles tem um olhar apurado sobre ‘saudade’, ‘vida’, ‘amor’, ‘fé’ e ‘Itaperuna’, musa inspiradora do homem-menino que sempre ‘voajará’. Em breve, o espetáculo “Voajante” será apresentado a todos no formato DVD. Já estamos na expectativa de novamente poder ‘voajar’.  

Redes sociais

A apresentação de Valber Meireles e Banda foi assunto nas redes sociais durante a semana. No Facebook, por exemplo, encontramos dezenas de comentários e diversas outras pessoas que curtiram o show. Confira alguns comentários:  

Rita Marreiros - “Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. Porém, você Valber, veio para encantar enquanto canta, para educar a alma do cidadão com a sua poesia, veio para resgatar toda a pureza necessária ao bem viver do nosso povo. Canta amigo, faça sucesso sempre, precisamos da sua forma de educar inovadora. Parabéns! O seu site ficou maravilhoso. Bjos”.

Nynna Manfredo - “Lindo!!! Fiquei realmente emocionada!!! Eu é que tenho que agradecer... Bjos”.

Rosangela Carvalho: “Eu agradeço a oportunidade de ouvi-los. VOAJANTE é um belo SHOW! Tudo aquilo que se conquista não é por acaso... o trabalho, dedicação, desempenho de Valber Meireles e Banda em elaborar suas talentosas apresentações é que torna o povo dessa terra que ele canta e encanta muito feliz. Parabéns!”.

Cléa Felipe:  “Todo trabalho realizado com carinho, só pode render maravilhosos resultados e assim foi! Só ouvi falar delícias do show! Parabéns a todosssss... Sucesso +++++!”.

* Vive, vivendo

Vida,

Vagarosamente vaga vazia,

vetada, vedada, velada,

vacilante, vegeta vaiada,

vergonha vil, vilipendiada.

Vadia vasculha vales, vilas, valas...

Visando versar ventura,

vigiando verdadeira vereda,

valorizando virtude vasta,

volta vencida, volta vazia, volta...

Volta vida! Viva vida!

veleja veloz,

vazando, vencendo vento,

viajando, visitando, valsando,

venerando vinho velho,

vivendo...

Volta, vida!

Viva, vida...


Eusébio Dornellas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Vereador fala em responsabilidade ambiental e solicita mudança de ‘lixão’

Divulgação

O vereador Sérgio Bastos Zampier, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna na noite de 02 de abril, solicitou que o lixo produzido no distrito de Retiro do Muriaé seja transportado para o distrito de Comendador Venâncio.

“É preciso pensar na questão ambiental, na responsabilidade que todos devemos ter com o meio ambiente. O caminhão de lixo sai de Retiro e passa por toda Itaperuna para ser despejado lá na Jabuticaba. O caminhão sai com 10 toneladas e chega ao seu destino final com 2 toneladas, sujando toda a cidade. Enquanto isso, o lixão de em Venâncio está a 10 km de distância de Retiro. Não pode ser assim”, diz Zampier.