Quem sou eu

Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cobrança de royalties dos minerodutos em Itaperuna

Vereador solicita ao município que elabore projeto determinando cobrança de royalties

Em Itaperuna/RJ, durante a última sessão da Câmara, em 18 de abril, o vereador Sérgio Bastos Zampier (PSDB) utilizou a tribuna para cobrar uma postura do município em relação à cobrança de royalties das empresas que exploram os minerodutos que passam pela cidade.

Divulgação
De acordo com Zampier, “está faltando um pouco de interesse do Executivo para elaborar o projeto. É preciso que o Executivo tenha boa vontade e comece a se movimentar. Não é a primeira vez que debatemos esse assunto aqui”, reforça o vereador.

Zampier ainda lembrou que em outubro de 2011, fez uma solicitação à prefeitura a respeito do tema. “Os minerodutos vem sangrando a nossa terra, destruindo e não deixando nada para o nosso município. Precisamos reverter esse estrago em benefício das cidades por onde eles passam. Nós queremos os royalties dos minerodutos e não podemos abrir mão desses recursos”, disse Zampier naquela data.

O vereador não poupou críticas e falou que um dos homens mais rico do mundo (referindo-se ao empresário Eike Batista), está interessado apenas em passar as tubulações pelas terras do município. “Depois que os tubos estiveram instalados, eles levantam acampamento e não vai ficar nada para a cidade. Qual o benefício, os lucros que a sociedade terá com isso?”, questiona.

A Ferrous e a Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que passam pelo município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro para o Porto do Açu, em São João da Barra/RJ.

Um comentário:

  1. Já entregamos, nobre vereador, projeto de lei que nos foi encomendado pelo secretário de planejamento, instituindo taxa de monitoramento sobre os minerodutos que passam por Itaperuna. O prefeito municipal está estudando o assunto e deverá encaminha-lo a esta Egrégia Câmara Municipal em breve!

    ResponderExcluir