Quem sou eu

Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Programa incentiva cultura do café no Noroeste

Divulgação

O programa Rio Rural instalou secadores rotativos de café para atender grupos organizados de agricultores familiares nos municípios de Porciúncula e Varre-Sai. Nos terreiros de secagem, o processo demora cerca de um mês. Com o uso de secadores mecânicos, dura cerca de dois dias.

Os equipamentos custam em torno de R$ 31 mil, entre aquisição e instalação, o que torna difícil o acesso para o pequeno produtor da região, onde o cultivo do grão é a base da economia. Além do ganho de tempo, o uso destes equipamentos evita a formação de fungos, e permite uma secagem mais homogênea dos grãos, elevando a qualidade do produto.

Em Varre-Sai, maior produtor de café do estado, foram instalados três secadores.Em Porciúncula, quatro produtores utilizaram o secador.

Imprensa RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário