Quem sou eu

Sérgio Bastos Zampier é itaperunense do distrito de Retiro do Muriaé. Engenheiro Agrimensor, formou-se em 1979 pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Amazonas, onde exerceu inúmeros cargos na área fundiária e cartográfica. Em 1985 voltou para Itaperuna, trabalhando na iniciativa privada, no ramo da agrimensura e topografia. Zampier foi vereador em Itaperuna por três mandatos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Itaperuna: agradecimentos e despedidas na última reunião da Câmara em 2012


Arquivo: Alexandre (E) e Pardal
Na última quarta-feira (26/12), durante sessão extraordinária da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP/RJ), agradeceu a todos os funcionários, bem como aos colegas vereadores, pelo apoio e colaboração durante o ano de 2012.

Alexandre dirigiu uma palavra especial a cada vereador, em especial, àqueles que deixarão a Câmara no próximo ano. Ele também proferiu palavras especiais a José Geraldo Esposti, o Pardal (PMDB/RJ), que durante 36 anos ocupou uma cadeira no Legislativo municipal.

“O Pardal viu e vivenciou muitos momentos sobre a política itaperunense. Esteve presente em diferentes situações marcantes da nossa História. É um arquivo vivo que deve ser consultado por políticos e historiadores. O nome dele [Pardal] está marcado na História do município”, diz Alexandre da Auto Escola.

Emocionado em seu discurso de despedida, Pardal fez inúmeros agradecimentos. Relembrou momentos da Ditadura Militar e enalteceu a Democracia. Afirmou que não pretende ser mais candidato a vereador e que coloca seu nome à disposição para disputar outras eleições, como por exemplo, deputado, vice-prefeito ou prefeito.

Os demais vereadores também se pronunciaram a respeito do vereador Pardal.

Já os vereadores que não ocuparão cadeira no próximo pleito são: Sérgio Bastos Zampier (PSDB/RJ); Carlos Alintor Bandoli Boechat (PSD/RJ); Dilson da Silva Rosa, o Dilsão (PSL/RJ); Paulo César da Silva, o Paulo César Contador (PMDB/RJ); além do vereador Pardal.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Itaperuna: mulher é presa com grande quantidade de drogas e armas

Uma aposentada de 39 anos foi presa em flagrante por Tráfico de Drogas. O fato aconteceu ontem (25/12), por volta das 17h, na Rua Olavo Bilac, Morro do Castelo, em Itaperuna/RJ. Policiais militares foram à residência da senhora para que fosse cumprido mandado de busca e apreensão.

Durante as buscas foram apreendidas 375 pedras de crack; R$ 4.371,00 em dinheiro; 640 papelotes de cocaína: três tabletes de cocaína, totalizando 3 kg; duas pistolas; uma caixa com 55 munições intactas calibre 45; 21 munições intactas calibre 9 mm; 39 munições intactas calibre 40; uma balança de precisão e quatro aparelhos de telefone celular.

A aposentada será encaminhada ao presídio feminino em Campos dos Goytacazes, onde ficará à disposição da Justiça.

 
Com informações da Rádio Itaperuna AM

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Governo adia para 2016 obrigatoriedade do novo acordo ortográfico



Reprodução da Internet
O governo federal vai adiar para 2016 a obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico. As novas regras deveriam ser implementadas de forma integral a partir de 1º de janeiro de 2013. A maior pressão é de professores, que reclamam terem sido excluídos das discussões. A minuta do decreto do adiamento foi feita pelo Itamaraty.

O texto precisa passar pela área jurídica da Casa Civil antes da assinatura da presidente Dilma Rousseff.  As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Além disso, o adiamento de três anos abre brechas para que novas mudanças sejam propostas. Isso significa que, embora jornais, livros didáticos e documentos oficiais já tenham adotado o novo acordo, novas alterações podem ser implementadas ou até mesmo suspensas.

"Há muita insatisfação. Ganhamos tempo para refletir, discutir e reduzir o número de regras irracionais", afirma o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que defendeu o adiamento e quer promover audiências com professores e embaixadores dos países de língua portuguesa na Casa.

Portal Terra

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Câmara aprova regras para evitar fechamento de escolas rurais


Reprodução da Internet

A Comissão de Educação e Cultura aprovou um projeto de lei que exige manifestação do órgão colegiado do sistema de ensino local antes de autorizar o fechamento de escolas rurais. Caberá ao órgão avaliar a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, o diagnóstico de impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nos últimos cinco anos mais de 13 mil escolas do campo foram fechadas. O ministro argumenta que, em muitos casos, esses fechamentos causam transtornos para a população rural que, ou deixa de ser atendida, ou passa a demandar serviços de transporte escolar para que seus filhos tenham acesso à escola.

O relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), foi favorável à matéria. Para ele, a medida poderá diminuir o fechamento de escolas, assim como estimular a abertura de mais escolas na zona rural, que passarão a ter fortalecido o apoio oficial e comunitário para a continuidade de suas atividades.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Agência Brasil

domingo, 16 de dezembro de 2012

TRE inicia diplomações. Alfredão será diplomado dia 18


Divulgação

As cerimônias de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos 92 municípios do Estado serão realizadas até o dia 19 de dezembro. Foram agendadas para essa sexta-feira (14/12), as diplomações da capital e dos municípios de Niterói, Armação de Búzios, Piraí, Rio das Flores e Pinheiral.

No interior Fluminense, as solenidades acontecerão entre os dias 17 e 19. A prefeita reeleita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), o vice Doutor Chicão (PP) e os 25 vereadores serão diplomados no dia 17 (segunda-feira), às 18h, no Teatro Trianon. A diplomação ficou a cargo da 99ª Zona Eleitoral (ZE) que tem como titular a juíz Felipe Pineli Pedalino Costa.

Também no dia 17, o prefeito reeleito em São Fidélis, Luiz Fenemê, o vice e os vereadores serão diplomados. A cerimônia acontece no Cine Teatro Jaime Coelho, às 18h, com o juiz eleitoral, Otávio Mauro Nobre.

Na terça-feira, dia 18 será a vez de Quissamã e São João da Barra terem seus prefeitos, vices e vereadores diplomados. A solenidade em Quissamã para diplomar Octávio Carneiro (PP), o vice e os vereadores, será às 11h, no Fórum da Comarca Carapebus/Quissamã e será presidida pela juíza Márcia Regina Sales Souza.

Em São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, o vice Alexandre Rosa, ambos do (PMDB) e os nove vereadores, serão diplomados em solenidade que acontecerá às 15h, no Salão do Júri, no Fórum Municipal, e será comandada pela juíza Luciana Cesário.

Ainda no dia 18, em Itaperuna, acontece a diplomação de Alfredão. A cerimônia será às 20h, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig). A cerimônia será presidida pela juíza Leidejane Chiesa Gomes da Silva.

Na quarta-feira, dia 19, acontecem as diplomações em São Francisco de Itabapoana e Macaé. A primeira será do prefeito eleito em São Francisco de Itabapoana, Pedro Jorge Cherene Júnior (PSC), mais conhecido como Pedrinho Cherene, além do vice Amaro Barros e os 13 vereadores.

Já às 13h30, o juiz da 109ª Zona Eleitoral de Macaé, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, realizará a solenidade de diplomação do prefeito Dr. Aluizio, do vice e vereadores. A cerimônia acontece no Centro Macaé de Cultura, localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro.

Em Italva, o candidato eleito Leozinho do Banco do DEM será diplomado no dia 19/12, ás 15h. A solenidade, que será presidida pelo juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, será realizada no Forúm de Italva.

Também às 15h, em Cardoso Moreira, acontece a diplomação do prefeito eleito Gegê Cantarino, seu vice e vereadores. A cerimônia será no Fórum da Comarca Única da cidade.

Ururau

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Parlamentares do RJ vão ao STF para anular urgência para votar vetos

Reprodução da Internet

O deputado federal Leonardo Picciani (PDMB-RJ) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo uma liminar para anular a sessão desta quarta-feira (12) que aprovou o regime de urgência para  por em votação os vetos da presidente Dilma Rousseff à nova Lei dos Royalties.

Na manhã desta quinta (13) os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Hugo Leal (PSC-RJ) também protocolaram mandados pedindo a anulação da sessão do Congresso e a suspensão da apreciação do veto, prevista para acontecer na próxima terça (18).

Se a decisão no STF for favorável, a urgência aprovada ontem pode ser anulada e impedir a votação do veto da presidente. O requerimento de urgência para a votação do veto foi aprovado pelos deputados com 348 votos favoráveis e 84 contrários e uma abstenção. Entre os senadores, o placar foi de 60 votos contra 7.

O principal argumento dos parlamentares é que a análise só poderia ocorrer depois que outros 3.060 vetos anteriores que aguardam apreciação pelo plenário do Congresso Nacional fossem votados, ou pelo menos os 37 da atual legislatura.

"Rasgaram a Constituição, atropelaram o regimento da Casa", protestou o senador Lindbergh Farias. "Não tem como pegar um ponto lá atrás e colocar na frente. Isso não existe".

Questionado sobre a possibilidade do Congresso apreciar os 3.060 votos em bloco para poder, constitucionalmente, apreciar o veto da divisão dos royalties, Lindbergh afirmou que "eles têm o caminho Constitucional". "Não estamos discutindo questão de mérito, estamos discutindo questões constitucionais", disse.

Os três mandados de segurança estão sobre análise do ministro Luiz Fux, que desde 2011 analisa outro mandado de segurança sobre a divisão dos royalties. O ministro é carioca e fez carreira no Rio de Janeiro.

Além disso, os parlamentares afirmam que não existe no regimento do Congresso o regime de urgência para votação de veto; que não foi criada uma comissão mista para emitir parecer dos vetos; e que a sessão de ontem só poderia ter sido realizada para a análise do veto.

Indagados sobre o que acontecerá se o ministro Luiz Fux não conceder a liminar até a próxima terça, data em que o veto deverá ser apreciado pelo Congresso, o deputado Picciani afirmou que a questão deverá retornar ao STF.

"Sem dúvida a questão do mérito irá chegar ao Supremo, se virar norma jurídica, por que estamos falando acerca do mérito, e ele desrespeita direitos adquiridos, o estado jurídico perfeito dos estados produtores há décadas", disse.

"Se conseguirem derrubar o veto, iremos novamente ao STF questionar o mérito da decisão. O processo legislativo feito aqui foi feito sob encomenda para atender interesses da maioria", disse Molon. "Estamos muito esperançosos que a liminar saia até terça".

‘Atropelo da maioria'

Os parlamentares criticaram o que eles chamam de "atropelo da maioria". "O que pretendemos com mandado de segurança é que o direito da minoria seja respeitado, que o direito dos estados produtores seja respeitado", disse Picciani. "A maioria tem direito de vencer mas não tem direito de atropelar".

"Foi uma sessão absurda, o que houve foi um atropelo. Eles são maioria mas tinham que ter usado caminhos constitucionais, regimentais. No meio da discussão gritavam 'somos maioria'", reclamou Lindbergh, que também criticou a gestão da deputada Rose de Freitas, que ocupou o cargo de presidente do Congresso na sessão. "Ela não respondia questão de ordem e a sessão foi muito tumultuada. A gente lamenta a ausência do presidente Sarney na condução da sessão."

Divisão dos royalties

Quando o projeto de lei tramitou no Congresso, senadores e deputados aprovaram o artigo 3º, que diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo. A presidente Dilma vetou, sob o argumento de que mudanças em contratos de blocos em operação são inconstitucionais.

Caso o veto seja derrubado na próxima terça, o artigo será reintroduzido na lei 12.734/2012. Assim, a nova distribuição será estendida sobre os contatos em vigor, de blocos em operação.
Parlamentares do Rio de Janeiro e Espírito Santo já haviam anunciado, durante a sessão, que caso o veto seja derrubado no Congresso, recorreriam ao STF para mantê-lo no texto da lei.

G1

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Royalties: votação do veto é adiada

Reprodução da Internet

Segundo informações de O Globo, há sinalização de que a apreciação dos vetos, feitos pela presidente Dilma Rousseff na Lei dos Royalties, deve ficar para o ano que vem. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta terça-feira que a prioridade da sessão do Congresso nesta quarta-feira será a votação de créditos especiais ao Orçamento da União, e não o requerimento de urgência para analisar os vetos.

- Temos 49 projetos de créditos especiais para votar. Sem essa votação a administração pública fica comprometida - afirmou Sarney, que é presidente do Congresso.

O pedido de urgência para a apreciação do veto parcial à lei que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 30 de novembro, seria nessa terça-feira, na sessão conjunta do Congresso Nacional.

Caso o pedido seja aprovado, o veto a artigos da lei dos royalties passará à frente na fila dos mais de três mil vetos que aguardam apreciação e, com isso, Sarney poderá convocar uma nova sessão conjunta para apreciação da matéria. Entretanto, para que o requerimento de urgência tenha condições de ser votado, é necessário o apoio formal de, no mínimo, 48 senadores e 257 deputados federais, tarefa que vem mobilizando parlamentares de estados não produtores.

A derrubada do veto presidencial à Lei dos Royalties (12.734/2012) é defendida por estados não produtores, que contavam com a distribuição igualitária dos recursos da exploração do petróleo, atividade em que se destacam o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Para evitar a reabertura do debate sobre a distribuição dos royalties, a esperança do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) se baseia em resultados de uma reunião dos secretários de Fazenda dos estados, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no fim de semana, em São Luís (MA). “Neste momento, os secretários reportam aos seus governadores as tentativas de acordo sobre o equilíbrio fiscal dos estados sem que se derrube o veto da presidente Dilma”, disse o senador.

De acordo com ele, a reunião foi produtiva porque os secretários discutiram as dívidas dos estados e a crise econômica, bem como os mecanismos que podem ser adotados para reduzir o déficit público. “Houve uma sinalização de que os estados não produtores podem aceitar serem compensados de outra forma, que não seja tirando os contratos já licitados dos estados produtores. Agora, aguardamos a resposta dos governadores para tentar abrir um novo espaço de negociação. Por isso, a sessão do Congresso não seria interessante agora. O bom senso diz que é melhor ganhar tempo para ver se um acordo é costurado”, afirmou Lindbergh.

Relator da MP, Zarattini quer selar acordo

Futuro relator da Medida Provisória (MP) que estabelece mudanças na divisão dos royalties de novas licitações, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) quer selar um acordo entre entes produtores e não produtores quanto ao novo texto da MP. “O ideal é que a MP tenha um novo texto que sele um acordo de equilíbrio entre produtores e não produtores. É o que tentamos desde o projeto anterior”, afirmou Zarattini, que teme que, antes da apreciação da medida provisória, o Congresso analise e derrube o veto da presidente Dilma.

De acordo com o parlamentar, a MP também poderia propor uma nova divisão em relação aos contratos vigentes, parte do projeto que foi vetada pela presidente Dilma Rousseff a pedido dos estados e municípios produtores, assim os não produtores receberiam parcela dos recursos de nova produção oriunda dos campos já em operação.

Folha da Manhã

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Equipe Alta Tensão - Muay Thai é destaque no Noroeste Fluminense


Divulgação
A equipe Alta Tensão - Muay Thai vem se destacando consideravelmente na região Noroeste Fluminense. Sob a orientação do professor Luciano Clóvis de Paula, que ministra aulas no município de Itaperuna, a equipe vem participando de várias competições no cenário estadual, conquistando resultados expressivos.

O atleta Patrick Rocha, por exemplo, participou do Fighting Way Championship, campeonato que reuniu inúmeras academias de luta, na cidade serrana de Nova Friburgo/RJ. Para lutar em Friburgo, o atleta teve apenas duas semanas de preparação e venceu seu adversário no terceiro round por nocaute técnico (estilo Muay Thai). Logo em seguida, Patrick participou do 3° Estadual de Kickboxing e Muay Thai Amador-2012, onde venceu duas lutas e perdeu uma, conquistando o direito de participar do nacional.

Na competição nacional, o 3° Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Kickboxing – Seletiva para o Internacional 2013 – que aconteceu no Embaixadores Social Clube, na Travessa Fonseca-Paraíso-São Gonçalo (Rio de Janeiro), Patrick foi o vice-campeão e se classificou para o Internacional 2013.

No início do mês de dezembro, a equipe Alta Tensão - Muay Thai participou do 1° ASKB Combat, em Cachoeiras de Macacu/RJ. Na categoria Muay Thai (78 kg), o atleta Lawert Antônio Martins Pires (Pitbull) venceu seu oponente no segundo round por nocaute técnico. Na categoria Muay Thai (82 kg), Sérgio Pereira, o Serjão, também venceu por nocaute, no terceiro round.

De acordo com o professor Luciano Clóvis de Paula, o 1° ASKB Combat foi uma excelente oportunidade para observar os atletas em ação. O professor acredita no potencial dos alunos e faz previsões otimistas. “Acredito que temos atletas com capacidade para se destacar no cenário nacional. Precisamos de patrocínio e apoio para dar seqüência ao nosso trabalho, por que garra e muita vontade para vencer, eles [alunos] tem de sobra”, diz Luciano.

As competições que a equipe itaperunense participa são homologadas pela Confederação Brasileira de Muay Thai e Kickboxing (CBMTK), além de ter o apoio da Federação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais (FIKAM). Melhores informações referente à competição ou sobre onde praticar Muay Thai e outros estilos de artes marciais podem ser obtidas diretamente com o professor Luciano Clóvis de Paula, através do seguinte contato: (22) 9896 8727.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Conheça os golpes on-line que você não quer ganhar neste Natal

Reprodução da Internet

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Quando o dinheiro troca de mãos por meio da internet, cria-se a oportunidade para o cibercrime. Quando chega o Natal, criminosos que atuam na internet criam também seus golpes “natalinos”, tirando proveito do que eles sabem que todos estão procurando nesta época: promoções, viagens, presentes, brindes…

Mas não é difícil se manter seguro durante as compras de fim de ano. A coluna Segurança Digital reuniu algumas dicas das fabricantes de antivírus Eset, Trend Micro e McAfee, além de algumas sugestões da própria coluna, para que você não tenha problemas. Confira!

DICA PARA COMPRAS

Compre de casa: Utilizar uma rede sem fio pública é uma má ideia. Aproveite o conforto de sua casa e faça as compras no seu próprio computador, usando a sua conexão com a internet. É também o mais seguro.

A loja: Se você já conhece uma loja, vale a pena pagar um pouco mais para ter a certeza de que vai receber o produto. Sempre pesquise o nome da loja em sites de busca e não confie em “depoimentos” publicados no site da própria loja, mas atenção também para depoimentos falsos em outros sites.

Promoções: Desconfie de promoções via e-mail. Muitas lojas divulgam promoções dessa forma, mas o e-mail não é uma maneira segura de divulgação e a maioria das lojas não inclui recursos no e-mail para permitir a identificação da origem da mensagem. Visite o site da loja, confira se está no endereço verdadeiro da loja e veja se a promoção está lá.

Primeira compra: A primeira compra em um site ainda desconhecido pode ser de um produto de pequeno valor para verificar a credibilidade da loja. A Eset também dá a dica de comprar com cartão de crédito, pois, no caso de problemas, é mais fácil estornar o valor.

Apps específicos: Algumas lojas fornecem apps específicos para compras em celulares ou tablets. Desde que você obtenha o app verdadeiro, a compra será segura. A Trend Micro alerta para cuidado com apps falsos, que são um risco especialmente fora das lojas oficiais (Google Play, no caso do Android, ou iPhones com “jailbreak”).

Fique de olho no extrato: Depois de utilizar o cartão de crédito ou débito, fique sempre de olho no extrato para verificar que não foi realizada nenhuma compra sem autorização.

DICAS PARA EVITAR FRAUDES

Viagens: De acordo com a McAfee, criminosos criam falsas agências de viagens para convencer internautas a fornecerem dados financeiros – seja para aquisição de pacotes ou para recebimento de promoções.

Instituições beneficentes: Também segundo a McAfee, criminosos criam falsas campanhas beneficentes para se aproveitar do tema do Natal e convencer internautas a fornecerem dados financeiros.

Cartões de natal e vale-presentes: cartões de natal e vale-presentes dão um bom tema para golpes nesta época, já que muitos internautas podem acabar acreditando na pegadinha. É preciso ter atenção redobrada nesses casos. A maioria dos cartões com mensagens que dependem de um “clique” para ser lida é falso.

Pesquisas falsas: A Eset alerta para a existência de supostas “pesquisas” que podem prometer prêmios, em mercadoria ou em dinheiro, para quem fornecer seus dados pessoais. Essas pesquisas são apenas uma forma de obter dados pessoais de internautas.

As mensagens falsas podem chegar tanto em redes sociais – por meio de páginas falsas, por exemplo -, e-mail ou mesmo SMS.

É claro que esses cuidados devem ser tomados além dos cuidados básicos: manter o sistema operacional, o antivírus e o navegador web atualizados, ficar atento a qualquer tipo de mensagem, fazer cópias de segurança de seus dados e não fornecer dados financeiros e pessoais, exceto quando isso for realmente necessário (como uma compra).

G1 (Segurança digital – Altieres Rohr)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Corpo do arquiteto Oscar Niemeyer é embalsamado no Rio

Reprodução da Internet

O corpo de Oscar Niemeyer foi embalsamado e deixou a Santa Casa de Misericórdia de Inhaúma, no subúrbio do Rio, por volta das 6h30 desta quinta-feira (6). O corpo chegou ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, às 6h50. De lá, após a celebração de uma missa para familiares e amigos, segundo a viúva Vera Lúcia Cabreira, será levado para o Aeroporto Santos Dumont para embarcar em um voo fretado rumo a Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto.

O arquiteto, que completaria 105 anos no próximo dia 15, morreu às 21h55 desta quarta-feira (5), em decorrência de infecção respiratória. Ele estava internado no Samaritano havia pouco mais de um mês.
Ainda nesta quinta, segundo o prefeito Eduardo Paes, o corpo retorna ao Rio, à noite, onde ficará no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A família ainda não divulgou o horário da cerimônia.

Horas após a confirmação da morte de Niemeyer, o prefeito foi ao hospital para cumprimentar os parentes do arquiteto. Paes disse que o último encontro com Niemeyer aconteceu há três meses.
“Perdemos um grande brasileiro. Ele acreditou até o fim nos seus ideais. Jantei com ele há três meses e ele só falava de futuro”, disse.

Luto oficial
Paes decretou luto oficial de três dias, no Rio de Janeiro, após a morte de Oscar Niemeyer. Em nota enviada, na noite desta quarta-feira (5), ele lembrou as principais obras do aquiteto na cidade.

"Um dos maiores gênios que o Brasil deu ao mundo, Oscar Niemeyer foi mais do que um arquiteto brilhante e inovador que desafiou a lógica e contorceu as formas para criar verdadeiras obras de arte. Ele construiu marcos e deixou a sua marca na paisagem e na história de nosso país. Carioca, ele tinha com o Rio de Janeiro uma relação especial - Niemeyer deu à Cidade Maravilhosa o templo da folia, onde a maior de todas as festas acontece", diz a nota.

"Como prefeito do Rio, apaixonado por Carnaval e admirador do trabalho de Niemeyer, sinto-me honrado por a cidade ter concluído o projeto original do Sambódromo e, com isso, ter podido realizar o que o próprio mestre chamou de um sonho antigo. O Brasil e o mundo perderam hoje um homem que dedicou toda a sua vida a produzir beleza. Mas o que ele criou ficará entre nós como a lembrança de um grande carioca que fez a diferença", concluiu o prefeito em seu comunicado.

Novos projetos
O médico Fernando Gjorup disse, na noite desta quarta-feira (5), que Oscar Niemeyer conversou com a equipe médica sobre a vontade de realizar novos projetos, mesmo aos 104 anos.
Segundo Gjorup, o arquiteto só perdeu a consciência, pela manhã, após ser sedado. O médico, que cuidou dele por 15 anos, revela que Niemeyer pouco falava sobre a saúde.

“Antes dessa internação, ele chegou a conversar com a equipe sobre novos projetos. Ele não gostava de falar sobre a saúde dele, mas sabia que já tinha passado da metade da vida. Ele nunca falou sobre morte, só falava em viver. A equipe médica tinha esperança, mas havia a fragilidade de um senhor de 104 anos”, disse Gjorup, que cuidou do arquiteto nos últimos 15 anos.
Segundo a equipe médica, o arquiteto apresentou piora progressiva nos últimos dois dias. Cerca de 10 parentes estavam na Unidade Coronariana do hospital, quando Niemeyer morreu.

O arquiteto era submetido à hemodiálise e seu estado imunológico já era deficiente.

Histórico de internações
O arquiteto foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro, quando voltou ao Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.

No dia 13 de outubro, o arquiteto deu entrada no Hospital Samaritano após sentir-se mal, apresentando um quadro de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas.

Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.

Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.

Em 2010, Niemeyer também foi internado em abril, devido a uma infecção urinária.

Em 2009, o arquiteto ficou internado por 24 dias no Samaritano, entre setembro e outubro, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.

Em junho do mesmo ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.

Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.

Filha do arquiteto morreu em junho
A designer Anna Maria Niemeyer, única filha de Oscar Niemeyer, morreu aos 82 anos, em consequência de um enfisema pulmonar, em 6 de junho.

Segundo o administrador Carlos Oscar Niemeyer, filho de Anna, o avô esteve pela última vez com sua mãe, três dias antes, durante uma visita ao Hospital Samaritano, onde Anna Maria ficou mais de 40 dias internada.

Ainda de acordo com Carlos Oscar, durante o tratamento, Anna chegou a receber alta, mas voltou a ser internada no dia 1º de junho. Ela teve cinco filhos,13 netos e quatro bisnetos.

Carlos Oscar contou que sua mãe e o avô eram muito próximos e costumavam se falar todos os dias. Ele disse que Niemeyer ficou muito abalado ao receber a notícia da morte da única filha.

"O pai receber a notícia da morte de um filho é uma coisa extremamente difícil, imagina para um pai de 104 anos, a situação é ainda mais complicada", comentou Carlos, durante o sepultamento de Anna Maria Niemeyer.

Oscar Niemeyer manifestou vontade de ir ao enterro da filha no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Mas, de acordo com os parentes, ele não compareceu após os médicos avaliarem que as condições de saúde do arquiteto não eram favoráveis.

Visita à Passarela do Samba
Em fevereiro, Niemeyer fez uma visita ao Sambódromo, durante a fase final das obras de reforma da Passarela do Samba que mantiveram o traçado original que o arquiteto projetou há 30 anos. Ele enfrentou o sol forte de meio-dia e percorreu num carrinho aberto toda a extensão da Avenida.

"Está muito bom. Melhorou muito. Este não é um trabalho só meu, é o trabalho de um grupo. Estou entusiasmado", disse Niemeyer, na ocasião.

O projeto de Niemeyer previa um equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, como se fosse um espelho. 

Com a obra, a Sapucaí passou a ter 12.500 lugares a mais, podendo acomodar 72.500 pessoas.

Trabalho em ateliê para festejar 104 anos
Autor de mais de 600 projetos arquitetônicos, Niemeyer decidiu festejar os seus 104 anos do jeito que mais gostava: trabalhando em seu ateliê de janelas amplas diante da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Em agosto de 2011, ele lançou o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer" (Editora Nosso Caminho), na galeria de um shopping da Zona Sul do Rio.

Embora ateu convicto, o arquiteto selecionou fotos e desenhos das 16 obras religiosas, entre capelas e igrejas, que realizou ao longo de sua carreira.

"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor", explicou Niemeyer, na ocasião.

G1 Rio